Casa e Construção: Como escolher modelos de janelas para casa?

Embora muitas pessoas nem sempre lhe deem a importância devida, a janela é um dos itens essenciais da arquitetura de uma construção, pois deve combinar com o estilo do ambiente e, principalmente, garantir a proteção, a ventilação e a iluminação ideais.

No entanto, sabemos que muitas pessoas sentem dificuldades na hora de escolher a melhor janela para o seu imóvel, bem como desconhecem as diversas opções disponíveis. Pensando nisso, preparamos este post para que você confira os principais modelos de janelas e escolha o ideal para você. Boa leitura!

Quais os modelos de janelas?

Conheça agora os principais modelos (e respectivas características) disponíveis no mercado.

Veneziana

Muito utilizada em quartos, a sua principal vantagem está na versatilidade das formas de ventilação e de iluminação. Com as venezianas fechadas, você garante a luz ideal na hora de dormir, enquanto os pequenos furos permitem a passagem de ar. No frio, o modelo com vidro no lado interno ainda permite vedar a ventilação.

Durante o dia, conforme você vai controlando a abertura da veneziana, é possível regular a entrada de ar e até mesmo direcioná-la. Ainda é possível controlar a ventilação apenas pelo vidro interno.

Basculante

Possui uma alavanca lateral para abrir as frestas, muito utilizada em áreas de serviço, cozinhas e banheiros. Mas nem sempre ela é ideal para esses ambientes. Em banheiros, ela é de fato aproveitável, pois permite o controle de ventilação. Afinal, você não quer passar frio na hora de tomar banho, não é mesmo?

Já para cozinhas e áreas de serviço, o ideal é encontrar uma janela que permita maior ventilação, para dissipar os odores do preparo dos alimentos e facilitar na hora de secar as roupas. Então, continue a leitura e descubra outras opções!

De correr

Essa janela é muito versátil — está disponível em diferentes estilos — e é uma excelente opção para ambientes que necessitem de boa ventilação, pois suas folhas deslizam na direção horizontal, proporcionando uma ótima passagem. Em modelos de vidro, ela ainda pode garantir muita claridade. Ideal para salas, cozinhas e áreas de serviço.

Projetante

É aquela em que a folha fica fixa na parte superior da janela, com deslizamento da inferior para o lado externo. Permite maior entrada de ar que a basculante e garante um acabamento mais moderno a banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Diferentemente da janela de correr, que necessita de um ambiente maior, a projetante é excelente para ambientes pequenos.

O modelo maxim-ar (mais longo) também pode ser utilizado em salas e escritórios, conferindo um ar contemporâneo ao ambiente. Nesse caso, é possível colocar mais de uma maxim-ar lado a lado. Há também modelos prontos com várias folhas.

De abrir

Esse modelo é um dos mais tradicionais, combinando perfeitamente com janelas de madeira em casas que procuram imprimir um estilo rústico e do campo. É usado especialmente em quartos. Sua abertura pode ser para fora ou dentro, com duas folhas fixadas nas laterais. Assim como a de correr, ela permite uma excelente ventilação e iluminação, porém com menos controle do que a veneziana.

Guilhotina

A guilhotina possui esse nome, pois sua abertura se dá quando uma folha é empurrada para cima. Muito comum em casas antigas, esse modelo tem sido pouco usado, devido à necessidade de força para abri-la. No entanto, há opções mais modernas, semelhantes às janelas de correr, só que com abertura na vertical.

Vamos escolher a janela ideal?

Em resumo, para ambientes em que se busca muita ventilação e boa iluminação, o mais indicado é usar as janelas de correr, de abrir ou a guilhotina. Para aqueles que necessitam de maior controle de ar e luz, o ideal é a veneziana, a basculante ou a projetante.

Com relação ao material, as janelas de ferro são muito utilizadas, por apresentarem um custo reduzido e facilidade de customização de cor. No entanto, podem enferrujar. Nesse caso, para garantir maior resistência e durabilidade, há as de alumínio, muito utilizadas para dar um toque contemporâneo à casa.

Já para dar um ar rústico, há as janelas de madeira. Porém, elas demandam bastante cuidado, pois também podem se desgastar com o tempo. É fundamental usar verniz.

Por Blog Só reparos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *