Casa e Construção: Tijolo Ecológico: saiba o que é e conheça as suas vantagens!

O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Isso acontece porque as pessoas estão se informando mais e priorizando aqueles produtos ecologicamente corretos. Por isso, se você está planejando construir ou reformar a sua casa, o tijolo ecológico é uma excelente opção!

Porque carrega uma proposta de valor acessível e é menos prejudicial ao meio ambiente, esse material é bastante utilizado nas construções — seja para espaços internos ou externos.

Ficou interessado? Aproveite o nosso post de hoje para conhecer a fundo todos os detalhes desse produto tão diferente e que promete inúmeras vantagens para a sua obra!

O que é o tijolo ecológico?

Apesar de ser pouco conhecido entre a população, o tijolo ecológico é uma excelente alternativa para quem está planejando uma obra. Basicamente, esse produto apareceu no mercado como uma alternativa barata e que causa menos impactos ambientais quando comparado aos modelos tradicionais.

Nos últimos anos, a procura pelo item cresceu consideravelmente. E, inclusive, as construções sustentáveis têm feito muito sucesso no ramo imobiliário. Mas, afinal, por que esse tipo de tijolo é considerado sustentável? Nós explicamos: o item é produzido a partir do barro e tem pouca quantidade de cimento.

Sobre a forma como ele é produzido, é assim: essa massa de barro passa por uma espécie de misturador, com uma prensa hidráulica capaz de transformar a mistura em um bloco sólido. Depois, esses blocos passam pela etapa da hidrocura, na qual são colocados na água por, em média, quatro dias.

Essa fase é fundamental para que o produto ganhe o máximo de resistência, evitando o seu cozimento dentro de um forno. Diferente das opções tradicionais, essa versão não faz uso de lenha e, consequentemente, não emite gases nocivos para a atmosfera.

Outro ponto interessante: muitas vezes, o tijolo ecológico é produzido a partir de resíduos da construção civil, da própria indústria ou, até mesmo, de materiais orgânicos.

Quais as vantagens do produto?

Há inúmeras vantagens em utilizar o tijolo ecológico para realizar uma obra ou reforma. Quer saber quais são elas? Veja a nossa listagem abaixo:

  • não polui: por não ser cozido em fornos à lenha, o material reduz a emissão de gases na atmosfera;
  • mantém a obra mais limpa: com uma construção modular, você terá um espaço mais limpo e, até mesmo, produzirá menos entulho na sua obra;
  • mais econômico: essa versão de tijolo tem como objetivo o aproveitamento total dos materiais. Ou seja, você não encontrará desperdícios ao longo da fabricação dos blocos. Como resultado, o produto apresenta um valor até 50% mais barato em relação ao modelo convencional;
  • mais resistência: o tijolo ecológico é seis vezes mais resistente que o tradicional.

Como funciona a sua aplicação na obra?

De acordo com os fabricantes dos tijolos ecológicos, esse material oferece muito mais segurança para a construção. Isso porque o produto tem furos no meio dos blocos.

Essa característica é ideal para construir colunas embutidas nos furos, fazendo com que a carga de peso tenha melhor distribuição em toda a estrutura. Tais furos ainda permitem que sejam formadas câmaras de ar na parte interna da construção, garantindo um excelente isolamento acústico e térmico.

Por terem uma boa estética, esses tijolos dispensam a utilização de tintas ou outros tipos de revestimentos. Então, se você deseja criar um ambiente com decoração no estilo rústico ou industrial, essa é uma excelente alternativa.

Cuidados necessários

Para quem quer utilizar o tijolo ecológico sem acabamento, a nossa dica é aplicar um impermeabilizante na superfície — isso evitará a formação de mofos e descascamentos.

Há ainda outro ponto que merece atenção: alguns tijolos ecológicos podem apresentar um certo esfarelamento. Esse problema surge a partir de erros no processo de fabricação do produto.

Nessas situações, você deverá contatar o fabricante o mais rápido possível para a substituição do material. Também é importante investir em um bom projeto arquitetônico antes de utilizar um tijolo ecológico. As especificações elétricas e hidráulicas devem ser bem delimitadas para evitar quebras ou reparos na obra.

Por Blog Só reparos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *