Dicas de iluminação externa para a sua casa

As áreas externas da casa, como os jardins, a garagem e a entrada, também pedem iluminação especial. Mas o melhor de tudo é que é possível, sim, unir criatividade, segurança, beleza e funcionalidade. Basta prestar atenção às dicas que daremos a seguir.
  

 

Primeiramente, deve-se pensar no posicionamento, na proteção das luzes e nos diferentes resultados que elas podem proporcionar. Também é preciso atentar a fatores climáticos, como chuva, umidade e calor excessivo. As lâmpadas precisam estar protegidas, com a instalação elétrica sempre preservada de forma cautelosa.

Existem inúmeros tipos e formatos de iluminação externa, mas os mais utilizados são os spots, os refletores e os espetos.

Os spots são a última tendência do mercado. Além de versáteis, eles colocam em evidência móveis, objetos, paredes e árvores, de maneira sutil e sofisticada.

Os refletores são tipos mais comuns de iluminação, principalmente porque sua potência prioriza a segurança do local, com foco em visitantes e trechos como escadas e rampas, evitando acidentes. Entretanto, eles precisam ser usados com cautela, para não “cegar” as pessoas.

Outra opção bem utilizada são os espetos – luminárias fixadas em pequenos postes ou pedestais. Esse tipo traz um charme e um encanto bem contemporâneo e é muito utilizado para demarcar caminhos na entrada ou no quintal.

Não podemos deixar de ressaltar que não é só o tipo de lâmpada que faz a diferença, mas o seu posicionamento também. Dependendo da sua disposição, ela pode destacar lugares e objetos específicos, como vasos, árvores, móveis, etc.

As cores das lâmpadas também são relevantes. Tons mais suaves agregam leveza e sofisticação, além de realçar pontos estratégicos. Tons quentes como amarelo e âmbar transmitem a sensação de relaxamento e conforto e proporcionam efeitos de sombras e vultos. Já os tons esverdeados oferecem efeitos naturais à paisagem e são muito usados para destacar arbustos, árvores e plantas.

 

Com essas dicas, você já está preparado para iluminar as áreas externas da sua casa com muita versatilidade e estilo, sem deixar a utilidade de lado.

Blog Casa Show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *