Sala de jantar: o que fazer quando o ambiente é pequeno?

Cadeiras dobráveis, bancos empilháveis, mesas redondas e espelhos para aumentar a sensação de amplitude são algumas dicas infalíveis

Sala de Jantar

 (Kelly Paciulo/UMM Arquitetura de Interiores)

Independente do espaço que você tiver para a sala de jantar, alguns pontos devem ser levados em consideração. Quando a metragem é enxuta, eles são primordiais.

Sempre escolha um tamanho de mesa adequado para que a circulação ao redor e o espaço para movimentação das cadeiras seja suficiente. Mais vale uma mesa pequena e confortável para o dia a dia, do que ter uma mesa enorme que prejudique o entorno. Na presença de visitas, é só acomodar a turma em banquinhos descolados que podem estar empilhados quando não estiverem em uso. Também leve em consideração o formato, principalmente quando há crianças na casa: mesas ovais ou redondas são melhores já que evitam os cantos vivos.

louça pode ser acomodada em uma estante ou até mesmo em uma gaveta do home theater. Não precisa pensar em apertar ainda mais o espaço só para ter um bufê. Mas se não houver nenhum espaço livre, recomendo apostar em caixas de MDF com alças laterais. Você pode personalizá-las forrando com papéis de parede que combinem com seu décor e ainda trazê-las apenas no momento de servir.

Sala de Jantar

 (Kelly Paciulo/UMM Arquitetura de Interiores)

As cadeiras são outro ponto que merece atenção. Invista nas mais compactas. Se fizer questão de cadeiras com braços, aposte em modelos leves e não descarte as opções dobráveis – elas podem ficar guardadas esperando só o momento de entrar em ação.

iluminação pode ganhar destaque com um pendente bem no centro da mesa, assim criamos uma cena diferenciada para o momento das refeições. O cuidado aqui é para a peça não deixar a lâmpada tão evidente causando ofuscamento.

No mais , você pode ter nichos e prateleiras que sirvam de apoio sem ocupar muito espaço ao redor mas que sirvam como apoio para copos e jarras liberando ainda mais o centro da mesa.

Ah, não se esqueça de usar os espelhos como aliados. Eles contribuem na sensação de amplitude.

Por Elaine Gonzalez

casa.abril.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás