Sala de estar com marcenaria bem pensada para quem adora receber visitas

O desafio nesta sala era juntar amor por futebol e por estar com os amigos, aproveitando cada espaço da planta enxuta

 (Flavio Russo/Abril Branded Content)

Transformar a sala em um espaço aconchegante e confortável foi a grande urgência que as sócias do escritório Matú Arquitetura precisaram resolver neste apartamento, em São Paulo. Apaixonada por esportes, a dona da casa tem uma rotina de trabalho bem corrida e costuma relaxar nos fins de semana assistindo a jogos de futebol na TV ao lado do namorado. Apesar de não morarem juntos, o lar já reflete a cara dos dois e serve como ponto de encontro dos amigos “boleiros”. “Pensamos na marcenaria em formato de arquibancada justamente para as visitas, que podem ser acomodadas sentadas em dois níveis”, explica Fernanda Lins, arquiteta responsável pelo projeto de interiores junto à sócia, Gabrieli Azevedo.

Para melhor aproveitamento do espaço, a marcenaria foi planejada para ser multifuncional. Quando o casal estiver recebendo poucos amigos, o nível superior da arquibancada serve como apoio para copos e petiscos, como se fosse um aparador. E ainda tem um cantinho especial para a cadelinha de estimação da moradora. A parede verde-escura complementa a cor da madeira e dá um toque elegante ao ambiente, que é suavizado com a meia-parede cinza. Os quadros coloridos e o sofá de futons, além dos pufes, garantem o ar jovial e refletem a personalidade descontraída da moradora.

 (Flavio Russo/Abril Branded Content)

Conectada

O drama de acabar a bebida no meio do jogo é muito comum quando os amigos se juntam para o futebol. Quem será o voluntário a buscar mais no supermercado? Acredite: ninguém vai precisar ir. A nova cervejeira Consul Smartbeer é conectada ao seu próprio aplicativo, que permite o controle do estoque e da temperatura das bebidas pelo smartphone da moradora, de qualquer lugar que ela esteja. Assim, é possível programar a compra da cerveja do fim de semana com antecedência. E se não tiver tempo, a tecnologia dá mais uma mãozinha com a compra da bebida pelo próprio app. Só lembre-se de beber com moderação!

"Sempre gostamos de fazer uma brincadeira com as cores. Optamos por uma vista principal com uma cor mais forte e escura, que deixa o ambiente aconchegante e elegante. Mas, considerando que o espaço não é grande, trouxemos também uma pintura personalizada com a meia-parede cinza-claro e o resto branco. Isso ajuda a brincar também com a disposição dos quadros na parede, pois delimita a altura que ficarão e permite que sejam mais coloridos e vibrantes, como foi o caso nesse projeto", explica Fernanda.

1/4“Sempre gostamos de fazer uma brincadeira com as cores. Optamos por uma vista principal com uma cor mais forte e escura, que deixa o ambiente aconchegante e elegante. Mas, considerando que o espaço não é grande, trouxemos também uma pintura personalizada com a meia-parede cinza-claro e o resto branco. Isso ajuda a brincar também com a disposição dos quadros na parede, pois delimita a altura que ficarão e permite que sejam mais coloridos e vibrantes, como foi o caso nesse projeto”, explica Fernanda. (Flavio Russo/Abril Branded Content)

  • zoom_out_map2/4É importante pensar na ergonomia quando for trocar a decoração da casa. Como o sofá de futon é mais baixo, as mesinhas laterais seguem a mesma linha. Assim, quem está sentado não precisa levantar demais o braço para alcançar os objetos na mesa. (Flavio Russo/Abril Branded Content)
  • zoom_out_map3/4As arquitetas Gabrieli Azevedo e Fernanda Lins, do Matú Arquitetura, trouxeram o conceito de móvel arquibancada de um projeto que desenvolveram para um escritório. “Hoje, é comum termos as chamadas ‘áreas de descompressão’, que são espaços na empresa dedicados ao bem-estar dos funcionários. E por que não trazer isso para dentro de casa?”, conta Fernanda. (Flavio Russo/Abril Branded Content)
  • zoom_out_map4/4Além de servir de assento, o nível mais alto da arquibancada funciona também como aparador. Quadros, vasos e até um minibar podem ser apoiados no móvel multiúso. (Flavio Russo/Abril Branded Content)
  • zoom_out_map1/4“Sempre gostamos de fazer uma brincadeira com as cores. Optamos por uma vista principal com uma cor mais forte e escura, que deixa o ambiente aconchegante e elegante. Mas, considerando que o espaço não é grande, trouxemos também uma pintura personalizada com a meia-parede cinza-claro e o resto branco. Isso ajuda a brincar também com a disposição dos quadros na parede, pois delimita a altura que ficarão e permite que sejam mais coloridos e vibrantes, como foi o caso nesse projeto”, explica Fernanda. (Flavio Russo/Abril Branded Content)

Os produtos Consul deste ambiente podem ser encontrados no site bit.ly/consulcasa.

Agradecimentos: Camicado, Etna, Futon Company, Urban Arts.

Por Abril Branded Content

casa.abril.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás