O perigo escondido no iogurte que você consome

Pote de iogurte
Image captionDiversas categorias de iogurtes do estudo britânico tinha mais açúcar do que refrigerantes

Iogurtes são considerados por muita gente um alimento saudável, mas um estudo feito no Reino Unido mostrou que muitos destes produtos podem não ser tão bons assim para a saúde quanto se pensa.

Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, analisou a tabela nutricional de mais de 900 produtos e concluiu que muitos são feitos com uma grande quantidade de açúcar. Isso inclui até mesmo aqueles classificados como orgânicos.

Em alguns casos, os iogurtes superam até mesmo refrigerantes na quantidade de açúcar usada na fabricação. Somente os iogurtes naturais e do estilo grego foram considerados produtos com baixo teor desse ingrediente.

A divulgação do estudo ocorre no mesmo momento em que o Ministério da Saúde brasileiro negocia um acordo com a indústria de alimentos para reduzir o açúcar em produtos industrializados, entre eles os iogurtes.

O consumo em excesso de açúcar é comum entre brasileiros e está associado um maior risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes.

“O resultado desse estudo é muito preocupante, porque iogurtes são vendidos como produtos saudáveis e são muito consumidos por crianças”, diz a nutricionista Ana Clara Duran, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp.

“Quando ele é natural, é de fato saudável, mas, depois que recebe corante, açúcar e outros aditivos, vira um produto ultraprocessado. O pai ou a mãe acha que está fazendo algo legal ao dar iogurte para o filho, mas não está. E isso é preocupante também para adultos, porque 54% da população está acima do peso e quase 20% está obesa.”

No entanto, os consumidores brasileiros dificilmente têm como saber a quantidade de açúcar dos iogurtes vendidos no país.

Os fabricantes não são obrigados a informar seu teor nas tabelas nutricionais dos produtos disponíveis por aqui – e apenas uma pequena parcela deles o faz voluntariamente.

Mas há uma proposta para mudar isso em debate na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tão açucarado quanto refrigerante

A pesquisa britânica analisou 921 produtos vendidos pela internet por cinco das maiores redes de supermercados do país, que respondem por 75% do mercado.

Mulher comendo pote de iogurte
Image captionPara serem classificados como produtos com baixo teor de açúcar, iogurtes deveriam ter no máximo 5g a cada 100g

Eles foram divididos em oito categorias mais comumente usadas pelos supermercados: infantil, sobremesas, alternativas a produtos lácteos, saborizados, de frutas (in natura ou na forma de purê), natural/grego e orgânicos.

O estudo mostrou que a categoria que mais contém açúcar é a de sobremesas, com 16,4g a cada 100g do produto em média. No entanto, foram incluídos produtos que não contêm iogurte ou queijo cremoso, como mousse de chocolate e cremes de caramelo, o que influenciou neste resultado.

A segunda categoria mais açucarada foi a de iogurtes orgânicos, com 13,1g a cada 100g. Os infantis contêm 10,8g a cada 100g.

O refrigerante à base de cola mais popular do mercado contém 10,6g a cada 100ml.

Quanto açúcar há nos iogurtes?

Sobremesas – 16,4g a cada 100g

Orgânicos – 13,1g a cada 100g

Saborizados – 12g a cada 100g

Com fruta – 11,9g a cada 100g

Infantis – 10,8g a cada 100g

Alternativas a produtos lácteos – 9,2g a cada 100g

Bebidas lácteas – 9,1g a cada 100g

Natural e grego – 5g a cada 100g

Para serem classificados como produtos com baixo teor de açúcar, os iogurtes devem ter no máximo 5g a cada 100g. Só 9% dos produtos pesquisados pelos pesquisadores da Universidade de Leeds se encaixam nisso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que açúcares livres, o que inclui aqueles adicionados a alimentos industrializados, não ultrapassem 10% da ingestão calórica diária, o equivalente a 50g. Maiores benefícios à saúde podem ser obtidos se este índice for de 5%, ou 25g.

O limite de 5% é o recomendado pela Associação Americana do Coração, organização sem fins lucrativos dedicada ao combate de doenças cardíacas e vasculares, para crianças entre 2 e 12 anos. Aquelas com menos de 2 anos não devem consumir nenhum açúcar livre.

Maioria dos produtos brasileiros não informa quantidade de açúcar

No Brasil, os consumidores não têm como saber a quantidade de açúcar presente na grande maioria dos produtos industrializados.

As regras para os rótulos de alimento são estabelecidas pela Anvisa, e a norma atual para tabelas nutricionais, vigente desde 2003, não obriga fabricantes a informar o teor de açúcar do alimento.

Pote de iogurte com granola e frutas
Image captionMinistério da Saúde negocia um acordo com a indústria de alimentos para reduzir o açúcar em produtos industrializados

“Não havia na época em que foram estabelecidas essas regras tantas evidências associando o consumo de açúcar de alimentos ultraprocessados e seu impacto como causa de doenças crônicas, como diabetes, o excesso de peso e cárie dental”, explica a nutricionista Ana Paula Bortoletto, líder do programa de Alimentação Saudável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

“As empresas dizem que não informam isso por ser um segredo de fabricação e porque não são obrigadas a fazer. Acreditam que é uma estratégia de mercado ou querem ocultar esse dado.”

Duran, da Unicamp, diz que, diante da falta da obrigatoriedade, a maior parte dos produtos vendidos em supermercados brasileiros não traz essa informação.

“Quando isso ocorre, a empresa tem algum interesse em informar isso, porque quer ressaltar que se trata de um produto com baixo teor de açúcar, ou porque internacionalmente já se preocupa em informar isso e faz o mesmo no Brasil”, diz Duran.

O único indício que o brasileiro tem hoje de que um produto contém muito açúcar é a lista de ingredientes presente no rótulo. Aparecem primeiro aqueles que foram usados em maior quantidade na fabricação. Mas um obstáculo é que os fabricantes muitas vezes usam vários tipos de açúcar, explica Bortoletto.

“Ele pode ser empregado como xarope, maltose, frutose. Então, em vez de estar agrupado, o açúcar surge nesta lista de forma diluída, e, mesmo querendo saber quanto foi usado no produto, o consumidor não tem como descobrir se tem bastante açúcar ou não.”

Ao mesmo tempo, a maioria dos brasileiros costuma consumir açúcar demais. A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009, a mais recente a tratar do tema, identificou esse hábito em 61,3% da população.

Na média, a ingestão de açúcar livre foi de 14% do total calórico diário, acima dos 10% recomendados pela OMS – quando supera esse limite, o consumo é considerado excessivo.

“O consumo de açúcar vem aumentando no Brasil, mas não o de mesa e sim aquele adicionado a alimentos ultraprocessados, porque é um ingrediente barato, e a indústria se aproveita disso e coloca uma quantidade elevada, o que adapta o paladar do consumidor a consumir coisas cada vez mais doces”, diz Bortoletto.

Duran destaca que esse hábito pode ser especialmente nocivo na infância. “Isso pode acostumar o paladar da criança pela vida inteira, fazendo com que prefira alimentos mais doces.”

Iogurtes em prateleira de supermercado
Image caption Fabricantes não são obrigados a informar teor de açúcar de produtos vendidos no país

As nutricionistas ouvidas pela BBC News Brasil concordam que a ausência do teor de açúcar na tabela nutricional é prejudicial ao consumidor.

“É grave, porque o consumo deste ingrediente passa despercebido e ocorre sem controle. Não é fácil saber quanto açúcar tem em uma bolacha recheada, por exemplo. É ruim não ter acesso a esse dado, considerando que o consumo de produtos ultraprocessados está aumentando”, diz Bortoletto.

“As pessoas não têm como fazer uma escolha consciente do que vão comer. Ficam dependentes das informações destacadas no rótulo, que são sempre positivas, como dizer que um produto é rico em fibras ou integral.”

Duran defende ser urgente informar melhor o consumidor para tentar reduzir a incidência de doenças relacionadas ao consumo excessivo desta substância.

“O açúcar é um dos nutrientes que tem uma relação mais forte com males crônicos não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Não informar seu teor contribui para que as pessoas tenham uma dieta inadequada e para uma maior prevalência destes problemas.”

Mudança está sendo debatida pela Anvisa

Uma mudança neste sentido está sendo debatida pela Anvisa para obrigar os fabricantes a informar nas tabelas os açúcares totais e adicionais de alimentos.

Um relatório preliminar foi aprovado em maio deste ano e, agora, está em fase de consulta pública para a elaboração da nova norma, segundo informou a agência à BBC News Brasil.

As alterações incluiriam padronizar as informações nutricionais contidas na tabela nutricional em porções de 100g ou 100ml – hoje, a quantidade da porção informada varia.

Modelos de alerta sobre alto teor de ingredientes em produtos industrializados
Image captionAnvisa debate qual das propostas de mudança no rótulo é melhor

Os produtos trariam ainda na parte da frente do rótulo um indicativo do alto teor de ingredientes que, se consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde, como açúcar, sódio e gordura.

Uma das propostas, apresentada pelo Idec, é que haja um sinal de alerta na parte da frente do produto. No entanto, a indústria defende a adoção de outro modelo, inspirado em um semáforo, em que as cores verde, amarela e vermelha indicariam se as quantidades estão dentro das recomendadas.

Em defesa deste modelo, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcóolicas (Abir) divulgou no ano passado uma pesquisa feita pelo Ibope que apontava que 67% dos participantes preferiam o semáforo nutricional ao alerta.

Bortoletto, do Idec, diz que o sistema de cores pode estimular o consumo de produtos não saudáveis. “Um refrigerante pode ter, por exemplo, um sinal verde para sódio e gordura.”

Por sua vez, Duran, da Unicamp, diz que a literatura científica disponível aponta que a proposta da indústria de alimentos não é a mais eficaz. “A proposta do Idec é mais clara e objetiva e facilita que o consumidor tome uma decisão na hora da compra.”

Bortoletto explica que, após a fase de consulta pública ser concluída, a expectativa é que uma nova norma seja aprovada no início do próximo ano. “Os fabricantes terão então um prazo de um ano para se adequar a ela. Se tudo der certo, em 2020, a gente vai ter rótulos melhores.”

Por BBC News Brasil

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás

76 thoughts on “O perigo escondido no iogurte que você consome

  • 15 de fevereiro de 2021 em 00:22
    Permalink

    795465 566975This internet web site could be a walk-through its the data you wanted in regards to this and didnt know who need to. Glimpse here, and you will absolutely discover it. 169088

  • 10 de abril de 2021 em 06:02
    Permalink

    Heya i’m for the first time here. I found this
    board and I find It truly useful & it helped me
    out a lot. I hope to give something back and aid others like you aided
    me. 0mniartist asmr

  • 11 de abril de 2021 em 03:53
    Permalink

    338916 244825thank you dearly author , I identified oneself this internet web site extremely beneficial and its full of outstanding healthy selective details ! , I as effectively thank you for the great food program post. 373700

  • 14 de abril de 2021 em 06:32
    Permalink

    164924 1373Thank you a great deal for sharing this with all people you in fact recognize what youre speaking about! Bookmarked. Please furthermore speak more than with my web website =). We could have a hyperlink alternate arrangement among us! 735692

  • 27 de abril de 2021 em 21:55
    Permalink

    I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles
    or weblog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled
    upon this web site. Reading this info So i am
    happy to show that I have a very good uncanny feeling I discovered
    exactly what I needed. I so much undoubtedly will make certain to don?t put
    out of your mind this website and provides it a glance on a continuing basis.

  • 28 de abril de 2021 em 19:56
    Permalink

    I am genuinely thankful to the holder of this site who has shared this enormous article at at
    this place.

  • 29 de abril de 2021 em 01:12
    Permalink

    If you are going for finest contents like myself, just pay
    a quick visit this web page everyday as it presents feature contents, thanks

  • 29 de abril de 2021 em 07:45
    Permalink

    Everyone loves it whenever people get together and share views.
    Great blog, keep it up!

  • 3 de maio de 2021 em 17:26
    Permalink

    Spot on with this write-up, I truly believe this site needs
    a lot more attention. I’ll probably be back again to see more, thanks for the info!

  • 4 de maio de 2021 em 07:14
    Permalink

    I do trust all the ideas you have introduced for your post.

    They’re really convincing and will definitely
    work. Still, the posts are very brief for starters.

    May you please lengthen them a little from subsequent time?

    Thanks for the post.

  • 7 de maio de 2021 em 09:25
    Permalink

    Valuable information. Lucky me I found your web site by chance, and
    I am stunned why this accident didn’t came about in advance!

    I bookmarked it.

  • 7 de maio de 2021 em 18:51
    Permalink

    Fantastic blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many options out there that I’m totally confused ..
    Any suggestions? Kudos!

  • 9 de maio de 2021 em 05:52
    Permalink

    Howdy! I could have sworn I’ve been to this site before but
    after checking through some of the post I realized it’s
    new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!

  • 15 de maio de 2021 em 10:55
    Permalink

    scoliosis
    Hey! Would you mind if I share your blog with my zynga group?

    There’s a lot of people that I think would
    really appreciate your content. Please let me know. Thanks scoliosis

  • 16 de maio de 2021 em 20:14
    Permalink

    scoliosis
    You actually make it appear so easy along with your presentation but I to find this topic to be really one thing
    which I think I might by no means understand. It sort of feels too complicated and extremely large for me.
    I am taking a look forward to your subsequent post, I will try to get the grasp of it!
    scoliosis

  • 19 de maio de 2021 em 06:10
    Permalink

    scoliosis
    Hi there! I realize this is somewhat off-topic but I needed to ask.
    Does operating a well-established blog such as yours take a lot of work?

    I’m brand new to blogging however I do write in my diary everyday.
    I’d like to start a blog so I can easily share my experience
    and thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for brand new
    aspiring blog owners. Appreciate it! scoliosis

  • 21 de maio de 2021 em 05:04
    Permalink

    This is very attention-grabbing, You’re an excessively professional
    blogger. I have joined your rss feed and sit up for searching for more of your
    magnificent post. Additionally, I’ve shared your site in my social networks

  • 25 de maio de 2021 em 19:03
    Permalink

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this
    article plus the rest of the website is really good.

  • 26 de maio de 2021 em 07:25
    Permalink

    This paragraph will help the internet viewers for creating new web site or even a weblog from start to end.

  • 29 de maio de 2021 em 04:32
    Permalink

    I think this is one of the most vital information for me.
    And i’m glad reading your article. But want to remark on some general things, The site style is wonderful, the articles is really nice : D.
    Good job, cheers

  • 30 de maio de 2021 em 06:46
    Permalink

    I have been browsing online more than 4 hours today,
    yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you
    did, the web will be a lot more useful than ever before.

  • 31 de maio de 2021 em 06:16
    Permalink

    I visit every day some websites and blogs to read posts,
    however this blog presents quality based articles.

  • 1 de junho de 2021 em 04:29
    Permalink

    I don’t even know how I ended up here, but I
    thought this post was good. I don’t know who you are but certainly you are going to a
    famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  • 1 de junho de 2021 em 15:21
    Permalink

    I’m impressed, I have to admit. Rarely do I encounter a
    blog that’s equally educative and engaging, and without a doubt, you have hit the nail on the
    head. The issue is an issue that not enough people are speaking intelligently about.
    Now i’m very happy I came across this during my search
    for something concerning this.

  • 1 de junho de 2021 em 16:10
    Permalink

    421787 495832Right after study a couple of of the blog posts on your personal website now, we truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark internet web site list and are checking back soon. Pls consider my web-site likewise and make me aware should you agree. 251367

  • 1 de junho de 2021 em 19:27
    Permalink

    It’s awesome in support of me to have a website,
    which is beneficial designed for my knowledge. thanks admin

  • 9 de agosto de 2021 em 10:57
    Permalink

    Hey! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4!
    Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to
    all your posts! Carry on the outstanding work!

  • 9 de agosto de 2021 em 17:54
    Permalink

    Hi, i think that i saw you visited my site so i came to “return the favor”.I am attempting to find things to improve my
    web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  • 10 de agosto de 2021 em 20:00
    Permalink

    I need to to thank you for this fantastic read!! I definitely enjoyed every bit of it.
    I’ve got you book marked to check out new stuff you
    post…

  • 10 de agosto de 2021 em 21:49
    Permalink

    Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on this blog loading?

    I’m trying to find out if its a problem on my end
    or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

  • 11 de agosto de 2021 em 09:10
    Permalink

    It’s very effortless to find out any matter on web as compared
    to books, as I found this article at this website.

  • 11 de agosto de 2021 em 20:20
    Permalink

    Hello to all, as I am genuinely keen of reading this blog’s
    post to be updated on a regular basis. It contains fastidious material.

  • 12 de agosto de 2021 em 06:10
    Permalink

    We stumbled over here from a different website and thought I
    might as well check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to exploring your web page repeatedly.

  • 16 de agosto de 2021 em 03:20
    Permalink

    Hi to every one, the contents present at this site
    are genuinely remarkable for people knowledge, well, keep
    up the good work fellows.

  • 16 de agosto de 2021 em 22:50
    Permalink

    It’s the best time to make some plans for the future and it is time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I want to
    suggest you some interesting things or advice. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

  • 22 de agosto de 2021 em 07:39
    Permalink

    Article writing is also a excitement, if you be familiar with then you can write otherwise it is
    complicated to write.

  • 23 de agosto de 2021 em 15:02
    Permalink

    Hi there to every one, as I am truly keen of reading this blog’s post to be
    updated regularly. It contains fastidious material.

  • 24 de agosto de 2021 em 04:04
    Permalink

    Ahaa, its nice conversation on the topic of this paragraph here at this blog, I
    have read all that, so at this time me also commenting here.

  • 25 de agosto de 2021 em 10:12
    Permalink

    Howdy! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My weblog looks weird when browsing from my iphone 4.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to fix this issue.
    If you have any recommendations, please share. Thanks!

  • 26 de agosto de 2021 em 01:21
    Permalink

    This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve
    found something that helped me. Kudos!

  • 1 de setembro de 2021 em 14:51
    Permalink

    I’m truly enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit
    more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Superb work!

  • 2 de setembro de 2021 em 10:36
    Permalink

    Spot on with this write-up, I really think this amazing site needs a lot more attention. I’ll probably be back
    again to read more, thanks for the info!

  • 4 de setembro de 2021 em 05:34
    Permalink

    Post writing is also a excitement, if you be familiar with then you can write or
    else it is difficult to write.

  • 5 de setembro de 2021 em 14:56
    Permalink

    What’s up to every body, it’s my first visit of this blog;
    this web site consists of amazing and in fact fine material designed for
    visitors.

  • 12 de setembro de 2021 em 11:45
    Permalink

    Hi there! This is my 1st comment here so I just wanted
    to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading through your articles.

    Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thank you so much! scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.