Esportivo disfarçado de sedã vai chegar ao mercado brasileiro até o segundo semestre do ano que vem

por JULIO CABRAL

Jetta GLi será mais discreto que o modelo preparado pela H&R para o Sema (Foto: Divulgação)

JETTA GLI SERÁ MAIS DISCRETO QUE O MODELO PREPARADO PELA H&R PARA O SEMA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Você achou a motorização 1.4 TSI do Volkswagen Jetta insuficiente? Calma, a solução está bem próxima. A marca alemã vai lançar a versão GLi do sedã durante o Chicago Auto Show, salão que será realizado no próximo mês de fevereiro. O modelo conta com o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI e deve chegar ainda no primeiro semestre, vindo do México.

O três volumes esportivo vai manter a denominação GLi no Brasil, conforme Autoesporte havia confirmado com uma fonte ligada ao projeto. O batismo já foi utilizado anteriormente no nosso mercado, porém, designava carros de configuração intermediária.SAIBA MAIS

Será um belo incremento de potência e torque diante do 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm. O 2.0 TSI do Jetta GLI deve ter o mesmo ajuste padrão visto em outros Volkswagen, incluindo o Golf GTI. São 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.400 rpm, associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.

O motor não é a única mudança, óbvio. A suspensão será mais esportiva e as rodas devem ser de 18 polegadas semelhante ao jogo usado pelo Golf GTI. Além disso, a suspensão traseira por eixo de torção vai dar lugar a um arranjo multilink, capaz de lidar melhor com a exigência dinâmica do esportivo. O sistema de freios a discos ventilados na frente e rígidos atrás também terá diâmetro maior.

Com o novo motor EA888, o sedã de nova geração vai ficar bem mais rápido que o antecessor, movido pelo EA211 2.0 TSI (211 cv e 28,6 kgfm). Se o Jetta Highline anterior faz de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, o Gli deve chegar próximo dos 6,3 segundos obtidos pelo Golf GTI na mesma prova.

Quanto ao estilo, o Jetta GLi tem pacote mais agressivo de para-choques e grades, afora saias laterais e outros. O carro chegou a ser flagrado pelo Argentina Autoblog ao desembarcar no país vizinho. Mesmo que não chegue a chamar atenção como o Jetta preparado pela especialista de suspensões H&R para o Sema (fotos), o Volks vai ter mais do que uma pitada de Golf GTI. 

De acordo com as fotos, o interior terá decoração com costuras vermelhas, cor que será repetida nos filetes externos. Um pequeno spoiler integrado ao para-choque deixa clara a vocação mais esportiva do Jetta. Por dentro, a escolha de cores é repetida. O volante de base achatada é basicamente o mesmo do GTI, apenas o logotipo é diferente. 

Tudo bem, afinal, o Jetta sedã é um Golf GTI com porta-malas maior. Esperamos que ele siga o primo-irmão hatchback em outro quesito: o preço. Se o GTI sai por R$ 143.790, o novo Jetta esportivo deve chegar perto e ultrapassar largamente os R$ 119.990 pedidos pela configuração R-Line 1.4 TSI.

Adesivos não farão parte do pacote visual, mas espere um Jetta GLi com detalhes vermelhos (Foto: Divulgação)

ADESIVOS NÃO FARÃO PARTE DO PACOTE VISUAL, MAS ESPERE UM JETTA GLI COM DETALHES VERMELHOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A importação via México deve ajudar a baixar um pouco o preço, sem falar que o Jetta tem uma proposta de mercado diferente e, graças a isso, pode ter um valor mais de briga, enquanto o Golf GTI pode ser nacional, mas tem um volume muito menor de vendas.

Conteúdo publicado originalmente pela Revista Auto Esporte

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás

44 thoughts on “Esportivo disfarçado de sedã vai chegar ao mercado brasileiro até o segundo semestre do ano que vem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.