Construtora faz fachada verde com mais de 11 mil mudas de plantas em prédio de Goiânia

Projeto tem varandas com árvores e arbustos. Entre espécies de plantas estão jabuticabeiras e pitangueiras, além de gardênias e jasmins.

Por Vanessa Chaves*, G1 GO


Sacada do prédio Opus Verti no setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Kasane Comunicação 360/Divulgação

Sacada do prédio Opus Verti no setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Kasane Comunicação 360/Divulgação

A Opus Incorporadora vai entregar um prédio com uma fachada verde composta por mais de 11 mil mudas de plantas. Entre elas estão espécies frutíferas, como jabuticabeiras e pitangueiras, além de outras que têm flor e arbustos ornamentais. A ideia é trazer a sensação de uma residência em um apartamento, que fica no setor Marista, em Goiânia.

De acordo com a construtora, algumas mudas estavam sendo cultivadas há mais dois anos. O projeto paisagístico foi elaborado pelo arquiteto e paisagista Benedito Abbud. Ele prevê a fachada como um jardim vertical entregue com vegetação de médio porte em vasos fixos e sistema de irrigação por gotejamento.

O profissional cita outras espécies presentes na fachada, como jasmim amarelo e gardênia. As plantas, afirma, têm perfume discreto e agregam diferentes texturas, por causa dos diferentes tamanhos de folhas.

O projeto, disse Benedito ao G1, buscou aguçar os cinco sentidos: floração, ligada à visão; aromas, ligados ao olfato; texturas, ligadas ao tato; plantas frutíferas, ligadas ao paladar; e audição, relacionada aos pássaros que são atraídos pela vegetação.

Segundo o arquiteto Frederico Bretones, responsável pelo projeto arquitetônico da Opus Verti, a ideia é levar a quem mora em um apartamento a mesma sensação de estar em uma casa.

“Temos percebido que os clientes valorizam os apartamentos com aspectos de casa, então criamos jardins no apartamento com um projeto de paisagismo”, conta o arquiteto.

Outro detalhe é que os profissionais tentaram passar a sensação de “movimento” na fachada, instalando vegetações com volumes diferentes em cada andar.

Fachada do Opus Verti no setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Kasane Comunicação 360/Divulgação

Fachada do Opus Verti no setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Kasane Comunicação 360/Divulgação

Opus Verti

O Opus Verti está localizado na rua 148, no setor Marista, em frente ao Bosque do Clube dos Oficiais. O empreendimento conta com um bosque privativo e com sacadas viradas para o nascente.

O paisagista Benedito Abbud conta que a ideia é dividir a arquitetura sofisticada com a natureza encontrada no bairro mais arborizado da cidade.

“Buscamos inspiração nos projetos mais sofisticados do mundo para criar a maior integração já vista entre um apartamento e a natureza”, afirma o paisagista.

Disponível em duas tipologias, uma com pé direto duplo e a de tipo 1, os apartamentos têm entre 282 m² e 337 m², com 4 suítes, sala de banho, closet, cozinha ampla com espaço para ilha gourmet e integração total com o living, além de esquadrias com venezianas integradas nas suítes e com isolamento térmico e acústico

O empreendimento conta também com hall privativo, infraestrutura para automação de iluminação, climatização, áudio e vídeo, possibilidade do mezanino aberto com vista para pavimento inferior, elevador social com paradas nos dois andares do duplex e varanda gourmet com bancada de granito, cuba especial, churrasqueira e forno de pizza a gás com acabamento em inox.

A área comum tem espaços como confraria gourmet, empório com churrasqueira e forno de pizza, academia climatizada com equipamentos de última geração, piscinas adulto e infantil climatizadas com solarium, sauna envidraçada, com ducha e acabamentos nobres, clube do livro, playground e salão de jogos.

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.