Idosos do Sagrada Família aprendem a cultivar hortaliças

Idosos do Complexo Gerontológico Sagrada Família da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) participam do curso Programa de Agricultura Urbana, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO).  Depois de aprenderem a parte teórica, nesta quinta-feira, dia 28, eles vão ter aulas práticas, envolvendo o plantio de mudas nos canteiros nos turnos matutino e vespertino. Às 17 horas, o curso será encerrado com a participação do gerente de formação profissional rural de Senar-GO, Leonardo Cruvinel, e da diretora-geral da OVG, Adryanna Melo.

Cerca de 30 idosos e servidores da unidade participam do treinamento. Eles aprendem técnicas sobre o preparo do solo, adubação, concentração de mudas, cuidados fitossanitários e instalação de canteiros. Alface, repolho e cebolinha estão entre as hortaliças a serem cultivadas ao final do curso, para aplicação do que foi ensinado.

O gerente de formação profissional rural, Leonnardo Cruvinel, afirma que o Senar atua na capacitação e formação profissional de produtores e trabalhadores promovendo a melhoria da qualidade de vida e da produtividade. “Os treinamentos contribuem para o desenvolvimento da produção sustentável, inovação tecnológica e avanços sociais, além de aumentar o ganho extra de renda possibilitando mais ocupações, reinserções no mercado de trabalho e até mesmo mudanças de ocupações pela mudança do perfil econômico,” conta o gerente.

Outra atividade que está sendo realizada esta semana na unidade é o curso de biojoias. Com a utilização de sementes, madeira, frutos secos, os idosos produzem bijuterias e são levados a exercitar a memória, a coordenação motora e a criatividade. “Essas atividades são muito importantes para pessoas da terceira idade porque motivam a socialização e têm reflexos positivos na saúde deles”, afirma a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado.  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma entidade vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e à Federação da Agricultura de Goiás (Faeg) e tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

Mais informações: (62) 3201-9415

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás