Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho(28/04): Prevenção dos acidentes de trabalho

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza desta quarta-feira, dia 24 a sexta, dia 26, palestras relacionadas ao Movimento Abril Verde, que chama a atenção para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Os encontros temáticos são realizados nos períodos matutino e vespertino, para cerca de 150 servidores, no auditório do Lacen. “Esse momento é importante para alertar sobre atitudes que o servidor deve ter para prevenir os acidentes de trabalho”, explica a responsável pela gestão de pessoas do laboratório, Ivaneide Caetano dos Santos.

Nesta quarta-feira, dia 24, foi ministrada a palestra “Biossegurança, prevenção de acidente e uso de equipamento de proteção individual (EPI)”, pela técnica de segurança de trabalho do Lacen, Suzana Gomes.

Na quinta-feira, a enfermeira Larissa Bandeira apresentará o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. O evento será encerrado, na sexta-feira, com a palestra “Cuidados com eletricidade”, do engenheiro elétrico Roberto José.

Na segunda-feira, dia 22, a técnica de segurança do trabalho Leidyane Marques ministrou a palestra “Manuseio e transporte seguro de resíduos”, voltada para os funcionários terceirizados do laboratório.

Explosão em Farmington

A escolha do mês de abril para esse movimento de iniciativa popular ocorreu porque no dia 28 é realizado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão em Farmington, no Estado da Virgínia (EUA), matando 78 trabalhadores.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu a data como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida, por estar associada aos cursos relacionados à saúde – o símbolo é o laço verde. No Brasil, a Lei 11.121, de 25 de maio de 2005, institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás