Goiás implanta medidas para segurança no trânsito

Será lançado nesta terça-feira, dia 30, às 9 horas, o movimento Maio Amarelo 2019, uma ação coordenada entre o Poder Público e a iniciativa privada para chamar a atenção da sociedade aos altos índices de acidentes de trânsito. Durante a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado anunciará a criação da Escola Pública de Trânsito e a implantação do Grupo de Ação e Respostas Rápidas (Garra)/Motorresgate, que vai contribuir para aumentar as chances de sobrevivência de vítimas de sinistros.

O evento ocorrerá no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) com a presença de representantes de parceiros do movimento como Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário e Batalhão de Trânsito. 

O Maio Amarelo tem como objetivo evidenciar o debate sobre a segurança viária, por meio da ação coordenada. Durante todo mês, serão realizadas ações de educação e fiscalização de trânsito com o intuito de conscientizar condutores e pedestres.

Segundo o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, durante todo o ano a autarquia desenvolve atividades de fiscalização e educação para o trânsito, porém, no mês de maio elas serão intensificadas e envolverão parcerias da iniciativa privada. “O Maio Amarelo não é uma ação do Detran, mas um movimento mundial, uma forma da sociedade dizer um basta ao número absurdo de acidentes de trânsito”, pontua. Por ano, cerca de 44 mil pessoas morrem vítimas de acidentes automobilísticos no Brasil.

Escola de Trânsito

Além de intensificar as atividades de educação e fiscalização, o Governo de Goiás implantará a Escola Pública de Trânsito. Ela funcionará no Centro de Atendimento ao Candidato, no Autódromo de Goiânia, promovendo a capacitação e o aperfeiçoamento de cidadãos e profissionais do trânsito, como condutores, instrutores, examinadores, agentes de ensino de Centros de Formação de Condutores, médicos, psicólogos e despachantes.

A unidade deverá estabelecer programas e iniciativas para melhoria da qualidade da avaliação de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e incentivar a produção de conhecimento e as ações educativas.

A rede de apoio ao trânsito prevê ainda melhoria no atendimento às vítimas. A partir de maio, as equipes de motorresgate do Corpo de Bombeiros atuarão na Região Metropolitana de Goiânia, realizando salvamentos em motocicletas. O serviço diminuirá o tempo resposta em acidente e oferecerá apoio em ocorrências de difícil acesso devido ao trânsito cada vez mais intenso. Atuará ainda como batedor para deslocamento de viaturas de emergência.

Serviço:
Lançamento do Maio Amarelo, criação da Escola Pública de Trânsito e implantação do GARRA
Data: Terça-feira (30/04)
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Detran-GO (Bloco 15) – Av. Atílio Correia Lima, Cidade Jardim.

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás