Saúde lança curso para enfrentamento às drogas

Os conselheiros tutelares e municipais de políticas públicas sobre drogas dos 246 municípios goianos e legisladores serão capacitados pelo Projeto Conhecer para Acolher, realizado pelo Programa InterAção em parceria com o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO).

Com participação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e da União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego), o projeto será lançado nesta sexta-feira, dia 17, às 8h30, no auditório do MP-GO, em Goiânia, com a presença do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

O projeto vai qualificar os profissionais por meio de um curso de formação sobre enfrentamento às drogas, que será oferecido na modalidade a distância (EaD) pela PUC-GO. O curso tem como objetivo levar conhecimento prático para os profissionais, que poderão elaborar, fiscalizar, implantar e colocar em funcionamento os conselhos e fundos municipais de políticas de enfrentamento às drogas por todo o Estado — atualmente, existem 27 Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas em Goiás (Comppud)

O curso vai permitir que seus componentes possam propor ações para prevenção às drogas na saúde, educação, esporte e cidadania. A diretora executiva do Geed, Candice Castro, ressalta que a capacitação poderá estimular ainda mais as ações dos conselheiros em seus municípios. “O Geed tem a função de orientar e coordenar as ações de prevenção ao álcool e às drogas. Essa parceria intersetorial estimula os conselheiros em suas atividades”, destaca.

Entre os temas do curso estão a formação dos conselhos, as funções dos conselheiros, políticas sobre drogas, funcionamento de comunidades terapêuticas, entre outros. A secretária executiva do Geed, Joice Batista, lembra que haverá palestrantes de diversas regiões. “O curso foi gravado pela PUC-GO e terá professores de Brasília e Goiânia. A partir de sexta já começarão as matriculas para o inicio das aulas”, explica.

Serviço:
Lançamento do projeto “Conhecer para Acolher”
Data: sexta-feira, 17
Horário: às 8h30
Local: auditório do Ministério Público de Goiás
Endereço: Rua 23, esquina com Avenida Fued José Sebba, qd.-A6, lts. 15/24, Jardim Goiás, Goiânia.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás