Procon orienta sobre bagagem de mão em voos

Ao viajar de avião, o consumidor deve ficar atento às regras estabelecidas em relação à bagagem de mão que pode ser transportada gratuitamente. O Procon Goiás lembra que cada companhia aérea possui exigências específicas em relação às dimensões e ao peso das malas. É preciso consultá-las antes do voo para evitar transtornos.

Caso a bagagem ultrapasse as medidas, o passageiro terá que despachá-la e pagar pelo peso excedente.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou, neste mês de abril, uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos, sobre a utilização da bagagem de mão, de acordo com as normas em vigor (definidas pela Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil). A intenção é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque para evitar atrasos e garantir maior conforto para todos os passageiros.

Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da campanha, dentre eles o Aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, sendo que a Infraero fará a orientação dos passageiros no período de 24 de abril até 12 de maio.

Itens pessoais
Além da bagagem de mão, muitas companhias aéreas permitem que o passageiro também leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila para notebook, entre outros.

As medidas máximas válidas para Avianca, Azul, Latam e Passaredo devem ser: 45cm x35 cm x 20 cm. A Gol considera 43 cmx 32 cm x 22 cm como dimensões-limite. Já a MAP não permite o transporte de mais um item a bordo. Na TAP, o item pessoal pode pesar até dois quilos e ter medidas de até 40 cm x 30 cm x 15 cm.

Denúncias e reclamações
Caso os consumidores queiram fazer denúncias ou reclamações ao Procon Goiás, o Disque-Denúncia é o 151. Já os moradores do interior devem ligar para o telefone (62) 3201-7124. Outra opção é acessar a plataforma Procon Web.

Mais informações sobre franquia de bagagem e dimensões de malas de mão podem ser consultadas nos sites das companhias aéreas nacionais: www.avianca.com.br , www.voeazul.com.br , www.voegol.com.br , www.latam.com/pt_br .

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás