Como é a pontuação dos Bancos em Alimentos

Todas as informações sobre o tema Alimentos

Por Guia dos Bancos Responsáveis

O setor de alimentos é constituído por empresas agrícolas, pequenos produtores, empresas de processamento de alimentos e empresas de varejo. Globalmente, o setor agrícola é o maior contribuinte para o esgotamento do solo, poluição ambiental e a degradação dos ecossistemas. Estudos comprovam que o setor é responsável por 25% das emissões globais e é o maior consumidor de recursos hídricos, utilizando cerca de 90% da água potável em países em desenvolvimento.



A agropecuária vem sendo um dos destaques da economia brasileira há bastante tempo. Todavia, os efeitos do avanço da agropecuária são visíveis também na expansão dos territórios voltados para este uso. A falta de controle preocupa: segundo dados da Forest Trends, entre 2000 e 2012, a agropecuária foi responsável por até 90% do desmatamento ilegal no território brasileiro.

Nenhum banco tem políticas que impeçam que as empresas financiadas não iniciem operações em áreas com estresse hídrico pré-existente em que as operações disputem recursos com as necessidades das comunidades. 

Somente BB e Caixa têm políticas para redução do uso de agrotóxicos e são os únicos a demonstrarem uma preocupação com o bem-estar animal e com a poluição dos efluentes gerados por esse setor específico, garantindo que as empresas que eles financiam façam a devida gestão do lixo e do uso de água.

Apenas BB, BNDES e Caixa têm políticas setoriais específicas para o setor. A pontuação dos outros bancos é basicamente por legislação e padrões internacionais aos quais aderem. Nenhum dos bancos avaliados tem uma política de uso prudente de antibióticos em animais para abate.

Como é a pontuação dos Bancos em Alimentos

BNDES

45%

Banco do Brasil

35%

Caixa Econômica Federal

30%

Itaú

30%

Bradesco

28%

Santander Brasil

27%

Votorantim

27%

BTG Pactual

22%

Safra

20%

Publicado originalmente por
https://guiadosbancosresponsaveis.org.br/bancos/temas/alimentos/#content

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás