Bailarinos do Basileu França se apresentam no Festival de Dança de Joinville

Bailarinos e bailarinas dos corpos de baile infantil e adulto do Itego em Artes Basileu França participam, de 16 a 27 de julho, do 37º Festival de Dança de Joinville, cidade do Norte catarinense, no Centreventos Cau Hansen. As apresentações do grupo de bailarinos goianos acontecem todos os dias, às 19 horas. O público esperado é de cerca de 230 mil pessoas durante os 11 dias de festival.


Dentre os eventos que integram a programação estão cursos, oficinas, workshops, palestras, debates, além de inúmeras ações voltadas para os bailarinos e coreógrafos. Acontece ainda a Noite dos Campeões, Feira da Sapatilha, Mostra Competitiva, Rua da Dança, Meia Ponta, Visitando os Bastidores e Palcos Abertos.





As apresentações reúnem bailarinos de diversos lugares do país e do mundo. Eles entram em contato com o público no palco do festival e em mostras competitivas, no tradicional Meia Ponta e em palcos abertos que se espalham pela cidade.

As coreografias que serão apresentadas pelos alunos do Basileu França (crianças e adultos de 12 a 25 anos) são de balés de repertório, neoclássico, dança contemporânea e danças urbanas, modalidades que integram a grade curricular oferecida pelo Itego em Artes Basileu França na área de dança. Os balés que vão ganhar espaço no palco de Joinville são: Flauta MágicaThe Fairy Doll e variações de Copélia e O Corsário. As outras coreografias foram montadas para os estilos neoclássico e de danças urbanas produzidas por Binho Pacheco, Ben Hur Melo, Caio Baratellie Carolinne Segurado. 

A participação dos bailarinos do Itego em Artes Basileu França no 37º Festival de Dança de Joinvilletem como objetivos promover o intercâmbio entre renomados profissionais da área de ballet, aprimoramento de técnicas voltadas para solistas, inserção de discentes e docentes em cursos de capacitação e aperfeiçoamentos técnicos, demonstrar para o mercado nacional e internacional de dança a capacidade técnica e artística dos alunos e o trabalho desenvolvido pela área de Dança do Basileu França, além de viabilizar bolsas de estudos em companhias nacionais e internacionais de dança para os alunos participantes.

A Coordenadora da área de Dança do Basileu França, Simone Malta, enfatiza que a preparação para o 37º Festival de Dança de Joinville foi intensa. “Durante todo este tempo foi investido muito suor e dedicação dos bailarinos, coreógrafos, professores e demais apoiadores. Ensaiamos em muitos finais de semana e feriados para apresentarmos o que temos de melhor. Queremos chegar em Joinville e apresentar um bom trabalho. Para isso estamos ansiosos e confiantes, uma vez que este é um dos festivais mais importantes do país. Nossa preparação ocorreu em tempos maiores de ensaios para trazer ao público apresentações com a mesma qualidade dos anos anteriores”, salienta.

Os bailarinos e bailarinas do Itego em Artes Basileu França participam deste festival há cerca de 10 anos. Dentre os prêmios conquistados estão os primeiros lugares em várias categorias, melhor grupo, melhor bailarino e outros. No ano passado a Coordenadora de Dança do Basileu França, Simone Malta, ganhou um prêmio pelos trabalhos pedagógicos apresentados e Andréia Delgado conquistou a premiação de melhor figurinista com o Balé Arlequinade. 

Conheça o Festival de Dança de Joinville

O Festival se consolidou ao longo de mais de três décadas como um destino tradicional dos amantes da dança. Ele tem como principais objetivos incentivar a qualidade, pluralidade e troca de conhecimento, talento e experiência entre alunos e profissionais da área.

Em cima do palco, os bailarinos brilham trazendo montagens completas de balés consagrados, peças de destaque de gêneros diversos de dança ou criações contemporâneas que abrangem o universo da dança e das artes, seja na Noite de Abertura, nas Mostras Competitivas ou na Estímulo Mostra de Dança.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de 7 mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os onze dias de Festival. Os números expressivos chamaram a atenção da imprensa e renderam a citação de “Maior Festival de Dança do Mundo” no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.

Foto: Meire Marques

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás