Em Goiânia (Go), Atividades culturais marcam quarta edição do Viva a Praça Cívica

Organizado pela Secretaria de Cultura de Goiás, o Projeto Viva a Praça Cívica  agradou ao público de todas as idades com música ao vivo, apresentações de grupos culturais tradicionais, tour por museus, exposição de arte, vivência em Braille, contação de histórias, espaço de leitura e pintura. O evento contou com a participação do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, além de outras autoridades.

Neste domingo, dia 25, a Praça Cívica recebeu a edição cultural do evento que se propõe a oferecer atividades de lazer para que as famílias voltem a frequentar o centro da cidade. Organizado pela Secult Goiás, esta edição do Viva a Praça Cívica contou com apresentações da Orquestra Filarmônica de Goiás, com o Quinteto de Metais, e da Orquestra de Violeiros, ligadas à Secult Goiás.

O público entrou no ritmo da cultura goiana com as apresentações de grupos de Catira, Folia de Reis e Congadas, além do show com a cantora Thayna Janaina. Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado assistiu a todas as apresentações e visitou as tendas de atividades. Ele expôs que tem planos de desenvolver mais atividades culturais na Praça Cívica. “Com a Secretaria de Cultura, nós estamos desenvolvendo projetos maravilhosos, no sentido de que todo goiano se sinta cada vez mais respeitado pelas suas tradições e pela sua história”, disse.

“Desde que cheguei ao governo, uma das preocupações era que essa praça voltasse a ter vida. A ter participação da população”, contou Caiado. “As pessoas se sentiam inseguras de virem na praça e hoje centenas estão aqui participando espontaneamente nessa manhã de domingo”, festejou.

Catira, Folia de Reis e Congadas

De acordo com o secretário de Cultura, Edival Lourenço, o evento é uma oportunidade de convivência entre as pessoas das várias regiões da cidade com o governador. “São mais de 20 atividades acontecendo simultaneamente para o público de todas as idades. Toda a Praça Cívica está sendo ocupada”, afirmou.

Durante o evento, o público teve a oportunidade de participar de um tour pelos museus da Praça Cívica. Em visita guiada, dezenas de crianças conheceram o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) e o Museu Zoroastro Artiaga. Também vivenciaram atividades propostas pela Biblioteca Braille. Houve, no Espaço Kids, brincadeiras circenses, contação de histórias com o Grupo Plaft e pintura corporal.

Um dos destaques no Espaço Kids foi a atividade A Cor da Minha Praça, na qual as crianças receberam folhas com o traçado dos prédios da Praça Cívica para colorir com giz de cera e a exposição dessas pinturas. Os traços foram cedidos pelo artista Di Magalhães. A Praça Cívica recebeu, ainda, a exposição de carros antigos e a feirinha Mercado das Coisas.

“É um momento de lazer importante, até para a convivência entre família e amigos, porque nessa correria do dia a dia a gente também tem que parar um pouco para aproveitar espaços assim”, contou a enfermeira Leliana Alves Nascimento, mãe de um menino de três anos. Alegre, a mulher acompanhava o pequeno Gabriel Alves Nascimento nas brincadeiras circenses e contação de histórias.

Comunicação Setorial – Secult Goiás

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás