Semana Nacional de Trânsito tem como foco pedestres e ciclistas

Com o tema “No trânsito, dê sentido à vida”, a ONU propôs a meta de reduzir em 50% a mortalidade no trânsito nos países membros


A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem início nesta quarta-feira, 18, e vai até dia 25 de setembro, foi marcada por uma palestra educativa no Colégio Progressivo e uniu a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e o Detran de Goiás em torno de  um único objetivo: conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade na construção de uma convivência pacífica e harmoniosa nas vias publicas.

O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. “E só conseguiremos mudar a realidade de acidentes e tornar o trânsito um local seguro para todos – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres – investindo na educação e na conscientização de que todos são responsáveis pelo trânsito”, afirmou o secretario da SMT, Fernando Santana.

Durante toda semana, o SMT, por meio da Gerência de Educação de Trânsito, vai fazer palestras em escolas e empresas da capital. “A educação é principal eixo capaz de mudar a conduta do cidadão no trânsito”, afirma Horácio Ferreira Martins, gerente de Educação de Transito da SMT

Nas palestras e também nas blitz educativas previstas para acontecerem esta semana será distribuído um lixocar – aquelas bolsinhas de colocar no interior do veiculo; só que no lugar de lixo elas virão com informações sobre como conduzir o carro respeitando o ciclista e o pedestre. Esse, afinal, é o foco da campanha em 2019: o respeito aos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

No domingo, 22, Dia Mundial Sem Carro, a SMT promove um passeio ciclístico para todas as idades. O passeio é gratuito e os ciclistas vão percorrer os 6 km que separam os parques Areião, no Setor Pedro Ludovico, e Vaca Brava, no Setor Bueno.  A largada está marcada para 9h da manhã e os participantes vão concorrer a brindes.

Andréia Bahia, editoria de Trânsito, Transporte e Mobilidade

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás