Goiás é destaque no ranking do crescimento do turismo brasileiro

Goiás aparece em 4º lugar no ranking de estados que registraram crescimento das atividades turísticas no período de janeiro a julho de 2019. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelam que a taxa nacional foi de 3,2%, na comparação com igual período do ano passado.

Goiás registrou o índice de 2,3%, ultrapassando o Rio Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, foi o único estado da região Centro-Oeste que obteve crescimento apontado pelo IBGE. No indicador acumulado de julho de 2018 a julho de 2019, o índice de crescimento do turismo goiano sobe para 3,5%.

De acordo com o IBGE, os índices acompanham um aumento crescente ao longo dos últimos meses. Os números foram impulsionados, principalmente, pela maior receita de hotéis, restaurantes e locadoras de automóveis. O resultado positivo evidencia a importância do Turismo para a economia brasileira.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que o Estado conseguiu se destacar este ano graças às ações de governança que impactam positivamente no setor. A gestão atual busca inovar e estabelecer uma relação mais próxima com os municípios. Fabrício Amaral recebeu os representantes das 10 regiões turísticas para discutir e desenvolver o potencial de cada localidade. Os secretários municipais de turismo receberam, ainda, treinamento para a regularização junto ao Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, que se tornou uma exigência para a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro.

Goiás abriu um canal com o Ministério do Turismo, para captação de recursos, e já garantiu verba que será investida na infraestrutura do Caminho de Cora Coralina. Ainda este ano, Goiânia sediou grandes eventos, como o Conotel, Congresso Nacional de Hotéis – um dos mais importantes encontros do mercado hoteleiro do Brasil – e a Equipotel Regional – uma das principais feiras de produtos e serviços voltados aos meios de hospedagens – garantindo maior visibilidade para Goiás.

A capital também foi sede da Exporturismo Goiás, que reuniu secretários e empresários de diversas regiões do país, mobilizando toda a cadeia do turismo goiano. “Resgatamos, ainda, os festivais gastronômicos com uma nova visão, voltada para o regionalismo, sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo. Turismo gera renda e precisamos envolver a sociedade, acrescentou Fabrício Amaral.

Assessoria de Comunicação Agência Estadual de Turismo – Goiás Turismo

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás