2 kg de frango, 7 refeições: saiba como usar a proteína em todos os almoços da semana

Frango grelhado é apenas uma das formas de preparar a proteína

Economizar na cozinha é a regra número 1 de quem preparar comida em casa – afinal, além de tantas contas para pagar, também é importante ter uma reserva no final do mês para o lazer. Por isso, um bom truque para se alimentar bem gastando menos é comprar de uma vez só a quantidade de proteína para a semana toda. A carne vermelha até pode ser uma opção, mas, se você é do tipo que gosta de pratos variados para não enjoar, a dica é apostar no frango! Com apenas 2 kg dá para fazer diferentes receitas para o almoço, que vão do grelhado com salada a um delicioso strogonoff. Quer saber como variar no cardápio? Então dá uma olhada nas nossas dicas de refeições para 7 dias:

Dia 1: Frango grelhado com salada para começar a semana mais light

Para começar a semana com tudo, nada como apostar em uma refeição mais leve e saudável. Por isso, que tal estrear o frango preparando um delicioso grelhado com salada? Separe 4 peitos de frango – que equivalem a 400 gramas – e coloque para dourar na frigideira até o ponto de sua preferência. Depois, sirva junto com uma salada e aposte em algum molho – como o de mostarda e mel, por exemplo – para deixar seu almoço ainda mais saboroso.

Dia 2: Strogonoff de frango é opção para o segundo dia da semana

Para dar uma variada já no segundo dia da semana, você pode aproveitar o frango para preparar um strogonoff com batata palha. O melhor de tudo é que, apesar da aparência mais elaborada, esse prato é supersimples de ser feito – até mesmo por quem não tem tanta habilidade na cozinha. Afinal, 300 gramas de frango são suficientes. Aí é só acrescentar o molho preparado com creme de leite e catchup, servir com arroz branquinho, batata palha e pronto!

Dia 3: Frango empanado com batata frita é prato típico de PF

Outra opção deliciosa para variar o frango durante a semana é apostar na versão empanada, que cai muito bem com um pouco de batata frita e farofa. A combinação é tão acertada que é comum encontrá-la em pratos de restaurantes, especialmente na forma de PFs, os pratos feitos, que costumam ser mais baratos e muito bem servidos. Para preparar esse prato basta separar quatro pedaços da proteína – ou seja, 400g.

Dia 4: Frango xadrez é opção prática para o almoço

Com, mais ou menos, 300g da carne dá para preparar uma porção deliciosa de frango xadrez. Para fazer esse prato é só cortar a proteína em cubinhos (e sem pele!) e colocar tudo na frigideira até dourar. Depois, é só adicionar tomate, pimentão e a mistura de molho shoyu com amido de milho para completar a receita.

Dia 5: Tiras de frango são versáteis e acompanham bem vários tipos de prato

Como já é sexta-feira, provavelmente tudo o que você quer é facilidade na cozinha por já estar esgotado com a correria da semana, né? Então, anota aí uma dica bem rapidinha e prática para facilitar sua vida: reserve, aproximadamente, 300g de frango e corte tudo em pequenas tiras para o almoço. Versátil, essa opção pode vir acompanhada de uma saladinha, algum molho de sua preferência ou até com algumas batatinhas fritas. É só usar a sua criatividade e pensar no que você mais gosta de comer na hora de montar o prato.

Dia 6: Fricassê de frango para fazer a proteína durar até o fim da semana

Agora que o frango já está quase no fim, é bom dar uma economizada para não precisar comprar outra proteína para completar o final de semana. Que tal um fricassê, então? Com apenas 140g de frango, dá para fazer o prato sem precisar gastar ainda mais dinheiro em outra ida ao mercado. A receita é bem simples: é só preparar uma mistura no liquidificador com milho, requeijão, creme de leite e água, e depois fazer um refogado espesso desse creme com frango desfiado, sal e azeitona.

Dia 7: Lasanha de frango é a cara do domingo

Como domingo combina com lasanha, nada melhor que aproveitar o que sobrou do frango para fechar a semana com um prato delicioso! Com mais ou menos 160g você consegue fazer a comida bem recheada em um tamanho suficiente para você – e ainda vai conseguir repetir sem problemas se um só pedaço não for suficiente para a sua fome. Para completar, escolha se prefere o molho bolonhesa ou o branco. O primeiro é sempre uma clássica opção para massas, mas vale considerar o segundo para criar uma combinação deliciosa com o frango.

Por casapraticaqualita.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás