Dia das Crianças terá programação especial no Oscar Niemeyer

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), em Goiânia, preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças com muita diversão e cultura. A partir das 9h30, de sábado, dia 12, na Esplanada do CCON, serão disponibilizados vários equipamentos de recreação como mesa de pingue-pongue, cama elástica, entre outros.

Às 11 horas, na Biblioteca Infantil, haverá apresentação do grupo Plaft junto com músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás. Eles encenarão o conto “Pedro e o Lobo” de autoria do russo Sergei Prokofiev.

A história foi composta em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades de diversos instrumentos. Cada personagem do conto é representada por um instrumento diferente. (Pedro – instrumentos de cordas; o lobo – trompas; o avô – fagote; o passarinho – flauta; o pato – oboé; o gato – clarinete e os caçadores – instrumentos de madeira).

A narrativa russa traz a história de Pedro, um caçador que vivia nas montanhas com seu avô e seus amigos animais. Certo dia, eles são ameaçados pelo lobo mais feroz da região. A partir da união entre recursos utilizados pelos contadores de histórias e da música da Orquestra, a trama se desenvolve.

Durante a programação do Dia das Crianças, haverá ainda a distribuição do livro de colorir “Um Cerrado de Sons”, produzido pela Orquestra Filarmônica de Goiás. O livro possui uma linguagem didática e lúdica e ensina como funciona uma orquestra e qual é a sonoridade de cada instrumento.

Biblioteca infantil

Cerca de mil pessoas já visitaram a Biblioteca Infantil do CCON desde que foi inaugurada em 19 de junho deste ano. O equipamento cultural oferece à população goiana diversas atividades gratuitas como sessões de contação de histórias, cineminha, oficinas de colagem, de paper-craft, de leitura, entre outras. Também oferece agendamentos para que alunos de escolas públicas e privadas visitem o local.

A biblioteca conta com mais de 4.600 títulos e aproximadamente 11 mil exemplares, reunindo obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros. O acervo é formado por livros de renomadas editoras nacionais e internacionais e tem como foco a literatura infanto-juvenil informativa, cordel, poesia e ainda história em quadrinhos.

A Biblioteca Infantil foi projetada com o objetivo de proporcionar agradáveis experiências de leitura aos pequenos. A ambientação foi desenvolvida estrategicamente para que haja concentração, lazer e aprendizado durante a permanência de crianças e jovens no local. Além do amplo acervo, a biblioteca conta com um mobiliário planejado, palco multifuncional para o desenvolvimento de atividades culturais, computadores e cineminha.

O funcionamento da biblioteca é de terça à sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Serviço:
Dia das Crianças no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Data: 12/10 (sábado)
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: A partir das09h30 – recreação na Esplanada
11 horas– Apresentação grupo Plaft e Orquestra Filarmônica de Goiás
Participação gratuita

Comunicação Secult

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás