Fazer filé de peixe é muito fácil! Veja 5 ideias para deixá-lo saboroso

O peixe é uma carne que combina muito bem com limão, e uma marinada com o suco da fruta é uma boa forma de ajudar a temperá-lo

O filé de peixe é um ingrediente saboroso e prático de se incluir nas refeições. Por ser saudável, prático e combinar com quase tudo, ele é muito versátil e é facilmente feito em qualquer hora do dia. Entretanto, muita gente ainda se complica na hora de prepará-lo e o considera até mesmo sem graça. Para fazer justiça a essa carne macia e deliciosa, vamos te dar algumas ideias de como fazer o peixe ficar ainda mais gostoso!

1. Marinada cai muito bem com filé de peixe

Marinar é uma forma clássica de temperar carnes, e consiste em deixar a peça em descanso embebida em um molho com temperos diversos – esse molho pode ser vinho, suco de frutas, molhos prontos etc. Como o peixe (assim como o frango) combina muito bem com o limão, é um coringa na hora de prepará-lo. Basta espremer alguns limões, adicionar sal, pimenta, alho e os temperos que desejar ao suco e deixar o peixe de molho por algumas horas. O filé de peixe é uma carne bem macia e que se abre com facilidade, logo, não é necessário mariná-lo por muito tempo.

2. Para deixar o peixe frito e sequinho, use o óleo na temperatura certa

Um filé de peixe frito deve estar sequinho para ficar bem crocante. Para que isso aconteça, é necessário alguns cuidados na hora da fritura. Antes de colocar o peixe na frigideira, deixe um fósforo dentro da panela: quando ele queimar, é sinal de que o óleo está no ponto para receber o alimento. Se quiser evitar que o óleo queime, coloque uma pequena cebola descascada dentro da frigideira. E claro, não se esqueça do papel toalha para extrair o excesso de gordura.

3. Aposte nas ervas para temperar

Uma boa forma de não errar no preparo do filé de peixe é temperá-lo com ervas. Alecrim, cheiro verde, coentro, manjerona, tomilho, manjericão, louro e sálvia são boas apostas na hora de preparar a carne. Se quiser, pode usar mais de uma ou bater tudo no liquidificador com azeite e lambuzar essa mistura no peixe.

4. Na hora de grelhar, o segredo é o azeite

Nada melhor para fazer um filé de peixe grelhado do que usar azeite. Além de aromatizar a carne, o ingrediente não agride a consistência do pescado, que é muito leve, fazendo com que o filé se mantenha inteiro e só desmanche na sua boca. Além disso, o azeite é um óleo mais saudável e de melhor digestão do que os outros.

5. Para fazer a milanesa perfeita, usa farinha de trigo, de rosca e fubá

Uma das formas mais populares de fazer filé de peixe é à milanesa, que deixa um sabor bem gostoso e crocante. Mas muita gente ainda não sabe como fazer o empanado perfeito, com algumas usando farinha de trigo, outras de rosca (ou de mesa) e até mesmo o fubá. Se você também não sabe por qual optar, se liga na dica: o ideal para empanar o peixe – que é uma carne muito mais frágil e macia que o frango, por exemplo – é misturar os três. Isso mesmo! Adicione um pouco de cada num prato raso e empane o peixe depois de passar no ovo. Esse truque formará uma casquinha muito mais crocante!

Por casapraticaqualita.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás