Mercado externo: oportunidades e desafios para a tecnologia nacional
Saiba como cada vez mais os pequenos negócios ganham relevância exportando conhecimento por meio de produtos e serviços inovadores.
Neste conteúdo, falaremos especificamente sobre o mercado externo e as oportunidades para a tecnologia nacional. Para isso, vamos tentar entender os motivos que levaram empreendedores a optar por deixar seus produtos e serviços em solo brasileiro.
.png)
Além de compreender o mercado, é também preciso compreender a empresa. E, a partir deste estudo, elaborar um Plano de Marketing Internacional.
O que se pode observar é que não temos como negar que a tecnologia da informação (TI) brasileira encontrou muitas barreiras para chegar ao mercado externo, como:
- Falta de capital de investimento;
- Próprias barreiras de exportação;
- Empecilhos na burocracia;
- Questões logísticas;
- Falta de uma cultura exportadora;
- Falta de visão de futuro, prevalecendo o imediatismo.

Mercado nacional
Outro ponto que pode ter desmotivado empreendedores de TI a exportar seus produtos e serviços é o tamanho do mercado nacional que, ao absorver a oferta, torna-se aparentemente mais confortável do que o mercado externo, muito mais competitivo. Talvez até seja por isso que grande parte das exportações brasileiras se concentra em poucas e grandes empresas.
Ao contrário do que acontece no Brasil, em vários outros países a exportação é o principal foco de pequenas e médias empresas, gerando um grande número de empregos e desenvolvendo tecnologias – permitindo que os produtos por elas exportados tenham agregação de valor. O que se exporta, quando se fala em tecnologia, é conhecimento.
A primeira ação desses países foi preparar suas pequenas e médias empresas, principalmente por meio de capacitações – informando os empresários para a escolha do país a ser objeto da exportação, na investigação mercadológica e sobre as possibilidades das empresas internacionalizarem seus produtos.
Além de compreender o mercado, é também preciso compreender a empresa. E, a partir deste estudo, elaborar um Plano de Marketing Internacional.
Mercado internacional
Mas nem sempre a solução ou a saída está na exportação. Até porque o mercado internacional pode aparentar ser uma novidade atrativa para médias e pequenas empresas, mas apresenta também as suas ameaças. Vamos pensar agora sobre os pontos fortes e fracos dessa abertura de mercado e também nos desafios que ele pode representar para a indústria nacional.

Principais desafios
- Sair do estado embrionário de exportação para algumas empresas;
- Ter case internacional;
- Dedicar uma equipe com conhecimento e tempo exclusivos para a exportação;
- Caracterizar melhor o setor demandante para orientar a integração das competências;
- Criar marca de impacto.
Assim, como você observou neste conteúdo, é possível perceber uma série de desajustes nesse cenário de exportação e de avaliação do mercado nacional. Ao ajustar essas questões, o empreendedor estará preparado para colocar não só o pé, mas também seus produtos e serviços no exterior.
Para ajudar a quebrar as barreiras internacionais, poderá desenvolver diversas atividades de localização e internacionalização do mercado e de suas soluções. É sempre bom aprender com quem já fez o caminho e chegou ao objetivo pretendido.
Nesse sentido, nós brasileiros temos muito o que aprender com os modelos de negócios especialmente da Europa e dos Estados Unidos.
Por sebrae.com.br