Carros: Confira aqui, 5 dicas para economizar combustível

O preço do combustível no Brasil atingiu, neste ano, um patamar inédito. Por esse motivo, mais do que nunca, o consumidor tem procurado formas de economizar gasolina e etanol.

A busca por postos de combustível com preço mais em conta é uma das ações de economia que motoristas têm aplicado. Mas há outra forma de economizar: por meio do melhor rendimento e aproveitamento do combustível do seu tanque.

Para te ajudar a alcançar esse melhor rendimento e aproveitamento, o Grupo Saga lista abaixo 5 dicas preciosas de como economizar combustível.

1)  Opte por gasolina de boa procedência

Sempre que possível, abasteça o seu carro em postos confiáveis ou conhecidos. É uma das formas seguras de se economizar combustível.

Há estabelecimentos que usam o expediente da mistura exagerada de etanol e, o pior, de água à gasolina. A mistura mal feita prejudica o motor e danifica a mecânica do veículo, além de provocar consumo excessivo do combustível de baixa qualidade usado.

2)  Nada de acelerações repentinas e severas

Ao dirigir, use o pé direito de modo gradual, pois, do contrário, haverá uma injeção maior de combustível no motor para que este aumento de potência possa ser suprido.

É importante também que o motorista que queira economizar combustível dirija em um ritmo um pouco mais lento que o usual. Pé leve e sensível é um aliado do seu bolso.

3)  Evite frenadas bruscas

Faça uso dos freios de modo suave, o que é mais fácil quando se mantém distância do veículo da frente. A famosa “banguela” também não é recomendada sob nenhum aspecto – nem o da segurança, pois o carro fica mais vulnerável a acidentes, muito menos o da economia de combustível, que não ocorre.

Outra prática boa para a economia de combustível é a aceleração inteligente. Se você já prevê uma redução ou parada à frente, tire o pé do acelerador com antecedência, para que o motor se encarregue de reduzir a velocidade do carro. A freada forte mais adiante consome mais combustível.

4)  Controle o peso do seu veículo

Sabe aquela carga desnecessária que há tempos você carrega no porta-malas? Então, ela contribui para o aumento do consumo de combustível do seu carro.

Ou seja, manter peso desnecessário no carro não é uma boa prática. Retire hoje mesmo qualquer peso morto que você tenha no carro. Ah, é importante também manter os pneus com a pressão correta, calibrados.

5)  Faça a manutenção do seu carro

Veículo desregulado provoca consumo excessivo de combustível. A manutenção periódica – principalmente dos filtros de ar – contribui para a economia de gasolina ou etanol.

Verificar regularmente o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica é outra ação importante quando se visa a economia.

Por sagavw.com.br