Que alimentos gato pode comer? Descubra o que você pode dar como petisco para o pet

Muita gente não sabe, mas, assim como os cachorros, os gatos também podem comer algumas frutas, vegetais e outros alimentos que fazem parte da dieta humana. Basta tomar cuidado para não introduzir na dieta felina algo que seja tóxico ao pet. Para te ajudar nesse assunto, nós fizemos uma lista com os alimentos que todo gato pode comer. Você pode incrementar a ração ou até servir como petisco – fica por sua conta!

Carne de frango cozida é ótima para incrementar a ração do bichano

Seu gato não quer comer e está com dificuldade de aceitar a ração? Uma boa dica é incrementar a refeição do bichano com carne de frango cozida (sem tempero!) e desfiada. A parte boa é que isso é bem fácil de preparar, pois você só precisa cozinhar o filé de frango, desfiar (sem adicionar sal nem nada) e colocar no pote junto com a ração. Muitas pessoas já fazem isso na alimentação de cães, mas se esquecem que os gatos também gostam muito de carne, então fica a dica!

Obs.: Não é todo tipo de carne que pode fazer parte da dieta felina, ok? A de porco, por exemplo, é gordurosa e pode ser tóxica para os gatos.

Brócolis funciona como ótimo aperitivo para o gato

No universo dos vegetais, o brócolis é uma das melhores opções de aperitivo para os gatos. Você pode cozinhá-lo a vapor, cortá-lo em pedaços menores e, então, é só dar ao bichano como um tipo de lanche. Esse vegetal é fonte de vitaminas, minerais e nutrientes importantes que fazem bem à saúde do gato. Fica a dica!

Outros vegetais que os gatos podem comer: cenoura, alface, abóbora, beterraba, couve e frutas como banana, maçã, pera, goiaba e morango. 

Fígado e alguns miúdos tornam a dieta do gato mais nutritiva

Além de complementar a ração do gato com frango cozido, você também pode recorrer aos miúdos (fígado, moela, coração e afins). Essa, inclusive, é uma boa forma de tornar a dieta do felino mais nutritiva, pois esse tipo de carne tem um teor muito alto de ferro e outros nutrientes importantes. Você só precisa cozinhar o fígado (sem nenhum tempero) e depois ralar em cima da ração ou dar como aperitivo. O mesmo serve para as carnes bovinas, que também ajudam a complementar a alimentação dos gatos!

Peixe desfiado e sem espinha também é ótimo para complementar a alimentação dos gatos

Caso você queira servir carne de peixe para o bichano é importante tomar alguns cuidados! O ideal é que você sirva a carne desfiada e sem espinha, por exemplo, e evite dar a cabeça ou o rabo do peixe. Muitas pessoas têm o hábito de misturar peixe com a ração para estimular os felinos a comerem mais no dia a dia.

Iogurte desnatado funciona como lanche para os felinos

Você sabia que o iogurte desnatado também funciona como ótimo lanche para os gatos? A melhor parte é que você não precisa preparar nada nesse caso – basta servir com uma colherzinha ou dentro da embalagem mesmo! Esse é um aperitivo interessante e nutritivo para os felinos, só lembre-se de comprar a opção desnatada (que tem menos açúcares e gordura). Alguns tipos de iogurte podem ser doces demais e fazer mal ao pet a longo prazo.

Ovo cozido também está liberado na dieta dos bichanos

Para fornecer mais proteína e deixar a dieta dos gatos mais completa, outra dica interessante é dar ovos cozidos como aperitivo. Você também pode usá-los para incrementar a ração junto com o brócolis e até mesmo o frango. Apenas lembre-se de servir o ovo sempre cozido e (nunca cru ou frito).

Por casapraticaqualita.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás