Empreender: Os serviços que podem ser prestados por uma creche

Com os avanços da vida moderna e pais e mães que trabalham fora de casa, muitas famílias optam em deixar seus filhos em creches. As creches são locais especializados em cuidados com bebês e crianças na primeira infância, que proporcionam cuidados e atividades pedagógicas adequadas para o estímulo a bebês e crianças. Com isso, abrir uma creche transformou-se em uma opção de negócio rentável e prazeroso.

Para João Batista Araújo e Oliveira, Presidente do Instituto Alfa e Beto, uma creche é boa quando contribui para promover o desenvolvimento harmônico da criança.  “Para cumprir sua função, precisa acolher as crianças com carinho, apresentar à elas estímulos adequados aos vários aspectos do seu desenvolvimento e trabalhar em sintonia com as famílias”, aponta.

Dentro os serviços, de uma creche podemos destacar:

  • Berçário
  • Espaço especial, localizado próximo a secretária e administração, planejado para transmitir sensações de segurança e tranquilidade, onde são desenvolvidas atividades psicomotoras. Profissionais com larga experiência no trato com bebês fazem parte da assistência direta.
  • Hotelzinho
  • Tanto berçário quanto escola, têm a opção do serviço de hotelzinho para aqueles dias em que exista a necessidade de permanência adicional da criança na creche.
  • Salas de Referência
  • Especialmente construídas para o fim a que se destinam, possibilitam a criação de vários espaços internos temporários para as atividades programadas. Possuem janelas amplas que permitem as crianças visualizarem a área externa.
  • Brinquedoteca
  • Com móveis, brinquedos, livros infantis, palco e fantasias, permitem as crianças, além das brincadeiras, momentos importantes para exercitar a criatividade, através do ” faz de conta”, vivenciados papéis sociais e desenvolvendo habilidades de comunicação.
  • Área Externa

Ampla, composta de: Playground, com brinquedos modulares, escorregadores, gangorras, casinhas, tanque de areia; Área de educação para o transito, com via para velocípedes e carrinhos;  Área coberta com brinquedos diversificados; Piscina infantil, cercada, com acesso controlado e visualização ampla de todos que circulam na creche, aumentando a segurança.

As creches não tem como foco principal a escolarização das crianças em primeiro plano. A atenção, será na desenvoltura das habilidades motoras e culturais. Entre as principais atividades oferecidas com este fim, estão as que estimulam:

  • A experimentação de objetos, texturas e brincadeiras
  • A linguagem oral e comunicação
  • A exploração do ambiente
  • A identidade e autonomia
  • A exploração artística e cultural
  • A linguagem musical e corporal

Normalmente o perfil de clientes que desejam colocar seus filhos em uma creche são pessoas que tem dificuldade para encontrar babás confiáveis ou buscam por um serviço mais barato do que este, para que possa exercer outras atividades, como trabalhar por exemplo. Com o aumento do número de mulheres do mercado de trabalho, mais frequentemente o serviço de creche se torna necessário para atendimento dessa demanda. Nesse contexto, as creches exercem hoje importante papel educacional para crianças de até três anos de idade.

Enfim, além do aspecto comercial é importante gostar do que irá fazer. Uma creche exigirá o convívio diário com crianças, que possuem comportamentos e temperamentos diferenciados, isso exige muito profissionalismo de todos os profissionais e cuidados especiais em todas as etapas e processos do negócio.

Para o sucesso de uma creche alguns fatores precisam ser observados: carinho e prazer em cuidar de crianças, atendimento humanizado e com alta qualidade.

Por sebrae.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás