Prefeitura entrega prêmio para Talentos na Ciência e Tecnologia em Goiânia

Ao todo foram entregues 29 prêmios, sendo 12 na categoria profissional e 17 na categoria aluno

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), entregou na última sexta-feira (13/12), o prêmio para  ”Talentos na Ciência e Tecnologia em Goiânia”. A solenidade, realizada no auditório do Senac Cora Coralina, contou com a participação de várias autoridades. 

A iniciativa é uma parceria entre a Sedetec e o Senac e tem como objetivo homenagear pesquisadores atuantes na capital que se destacam na ciência e contribuem para sua evolução. 

Ao todo, 29 prêmios foram entregues às pessoas que durante o ano se destacaram pelo trabalho na sua área de atuação em benefício da ciência e/ou da tecnologia. A premiação foi dividida em duas subcategorias: 17 alunos foram reconhecidas através do prêmio “Aluno Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (ATA)”; e 12 profissionais na subcategoria “Profissional Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (PTA)”.

Segundo o titular da Sedetec, Celso Camilo, essa premiação é importante porque possibilita um reconhecimento aos pesquisadores. “ A população precisa ter referências positivas e esse reconhecimento apresenta as pessoas que contribuem com o desenvolvimento da ciência e promovem a qualidade de vida aos cidadãos goianienses”, disse. 

Aluna premiada no evento, Bruna Miranda falou sobre sua participação. “Acho muito importante porque incentiva a pesquisa dentro da faculdade. Eu, por exemplo, estou no segundo ano de iniciação científica e é a segunda vez que recebo o prêmio. Para os alunos que estão ingressando na faculdade também é muito importante, porque muitos não tem conhecimento da necessidade da pesquisa”, explicou. 

O diretor geral do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, elogiou a proximidade e atenção  que essa gestão tem proporcionado ao ensino e a ciência no município. “A gestão do prefeito Iris Rezende têm feito um belíssimo trabalho de trazer as universidades para a discussão da importância da participação da sociedade no desenvolvimento da tecnologia”, afirmou. 

Dentre os premiados na categoria profissional, esteve o  professor da Universidade Federal de Goiás Wendel Crouto. “É extremamente gratificante essa premiação para valorizar e popularizar o que tem sido feito na universidade, de modo que a sociedade tenha um conhecimento mais amplo dos avanços conquistados a partir do ensino de qualidade”, disse. 

Anna Carolina Cruz, da Diretoria de Jornalismo. 
Foto: Edilson Pelikano 

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás