Estratégia de Mercado: Conheça 10 fatores-chave de sucesso para hostels

Elementos como estrutura e corpo de colaboradores são alguns dos tópicos apontados por especialistas como importantes para o sucesso.

Os fatores de sucesso

Para ajudar os donos hostels a terem uma atuação bem-sucedida no seu negócio o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso desse tipo de empreendimento. A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para o desenvolvimento do negócio. 

Saiba abaixo quais são eles:

1-Localização

A escolha de uma área bem localizada, segura, silenciosa, com fácil acesso ao transporte público e, de preferência, próxima a pontos turísticos, podem garantir vantagens para o sucesso do negócio.

2-Infraestrutura

É importante fazer um  planejamento contínuo de conservação do seu hostel e revitalização da estrutura oferecida aos hóspedes.

3-Política de preços

Os preços devem ser condizentes com os praticados pela concorrência na região, acirrando a disputa pela preferência dos clientes mesmo quando há promoções.

4-Higiene e limpeza

Deve-se priorizar a qualidade do serviço, utilizando produtos específicos para cada tipo de área do hostel, garantindo a completa higienização do espaço.

5-Avaliação

Um bom termômetro para saber qual a colocação do seu hostel no mercado é observar as avaliações de sites especializados e dos hóspedes.

6-Atendimento

Um bom hostel oferece um serviço de qualidade e cria uma atmosfera agradável e acolhedora, respeitando as diversas culturas, perfis e gostos dos clientes.

7-Segurança

Uma das práticas que podem ajudar neste ponto é a adoção de políticas de segurança preventiva com a instalação de equipamentos, a fim de garantir a integridade física dos hóspedes, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços que se encontrem nas dependências do seu hostel.

8-Gestão de qualidade

Aprimorar os procedimentos e processos é essencial para manter o hostel em um nível competitivo no mercado, buscando um padrão de excelência.

9-Qualificação

Uma equipe de trabalho composta por profissionais que se qualificaram para as atividades é essencial para a obtenção de sucesso.

10-Facilidades

Pensar em um design que facilite a interação entre os hóspedes ou até mesmo com o público externo é um diferencial que vai ser levado em conta na hora de escolha.

Por sebrae.com.br

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás