Sugestão de plano de aula: Sólidos geométricos

Sólidos Geométricos

Autor: MATEUS RODRIGO PAFUME

SAO CARLOS – SP Universidade Federal de São CarlosEstrutura Curricular

MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino Fundamental InicialMatemáticaEspaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos

Objetivo Geral:

  • Conhecer os sólidos geométricos e a planificação do Cubo, Pirâmide, Cone e Paralelepípedo. Além de conseguir relacionar as formas obtidas com objetos presentes no dia a dia de cada um.

Objetivos Específicos:

  • Recortar e montar os sólidos geométricos;
  • Explorar os sólidos: Cubo, Paralelepípedo, Pirâmide e Cone;
  • Percepção da presença dos sólidos geométricos no nosso dia a dia.
  • Confeccionar um cubo.
Duração das atividades

Uma aula de 30 a 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções básicas de formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A sala será dividida em grupos de 4 alunos. Cada grupo receberá 4 sólidos planificados para montagem, sendo 01 cubo, 01 pirâmide, 01 paralelepípedo e 01 cone. 

O objetivo principal da atividade não será ensinar aos alunos os nomes dos sólidos geométricos. Mas sim, fazer com o que tenham seu primeiro contato com os mesmos e consigam identificar a presença dos Sólidos no cotidiano através de relações entre as formas obtidas na montagem com objetos que eles conhecem. Assim, eles aprenderão que SÓLIDO GEOMÉTRICO não é só a figura montada em sala de aula, mas sim, uma região do espaço limitada por uma superfície fechada, e que podem ser encontradas no dia a dia.

Exemplos:

– Paralelepípedo: caixa de sapato, caixa de fósforos;

– Cone: casquinha de sorvete;

– Cilindro: rolo de papel higiênico;

– Esfera: bola de isopor, bola de futebol.

(Sugestão: Levar os objetos supracitados para ilustrar.)

Sólidos Planificados
piramide
cone
paralelepipedo

2º MOMENTO:

Conceitos introdutórios de VÉRTICE, ARESTA e FACE, utilizando o CUBO como referência.

Utilizando os Sólidos obtidos pelos alunos na montagem do primeiro momento (mais especificamente, os cubos), serão passados conceitos introdutórios sobre as propriedades dos poliedros, ou seja, figuras de 3 dimensões que são formadas por polígonos (superfícies planas) e possuem arestas, vértices e faces.Polígono = figura plana;Poliedro = sólido, em 3 dimensões, no espaço, formado por polígonos;Arestas = lados dos polígonos que formam o poliedro;Vértices = os pontos onde as arestas se interceptam;Faces = cada um dos polígonos que formam o poliedro.

Os alunos deverão identificar quantas arestas, vértices e faces possuem um cubo. Além disso, através dos conceitos passados pelo professor, deverão ser capazes de responder a seguinte questão:

“TODOS OS SÓLIDOS QUE VOCÊS MONTARAM SÃO POLIEDROS?”

Os alunos irão perceber que o CONE que eles montaram não é um poliedro, pois possui formas arredondadas em sua composição.

Atividade Dinâmica:

Montagem de um Cubo utilizando jujubas e palitos de dente.

Através da análise do cubo realizada anteriormente, onde os alunos foram capazes de identificar o número de arestas, vértices e faces do referido sólido, será proposta uma atividade de montagem de cubos utilizando JUJUBAS E PALITOS DE DENTE, onde as jujubas deverão representar os vértices e os palitos representarão as arestas do cubo.

(A atividade poderá ser realizada individualmente ou em duplas).

Procedimentos: 

1 – Comece com 4 palitos e 4 jujubas. Espete os palitos nas balas para fazer um quadrado, com uma jujuba em cada canto.

jujuba2

2- Espete outro palito no topo de cada bala.

3- Coloque uma bala em cima de cada palito. Ligue estas balas de cima com palitos de dente para finalizar o cubo.

Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá ser capaz de observar se os alunos:

– participaram do momento de montagem dos sólidos e levantamento das características do objeto;

– reconhecem os sólidos geométricos e suas características;

– foram capazes de relacionar os sólidos montados com objetos do seu dia a dia; 

– conseguiram captar os conceitos de aresta, face e vértice na montagem do cubo de jujuba.

portaldoprofessor.mec.gov

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás