Centros de Referência de Assistência Social oferecem apoio a indivíduos em situação vulnerável

São mais de 8 mil centros espalhados por todo o país. Encontre a unidade mais próxima

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são espaços onde cidadãos e famílias podem procurar apoio e proteção social. Com mais de 8 mil unidades em todo o país, os centros garantem atendimento para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, com orientações, benefícios e acolhimento.

Moradora de Santa Maria (DF), Francisca da Silva, de 65 anos, procurou um Cras após entrar em dificuldades financeiras e emocionais. Ela encontrou no centro o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. “Foi o lugar que eu recorri para ter um apoio e ser ouvida. Tudo que você sente você bota para fora. Isso me deu um novo ânimo para continuar a vida”, contou.

Centros de Referência e Assistência Social oferecem apoio a indivíduos em situação vulnerável

Além de fortalecer a convivência das pessoas na comunidade e entre os membros da própria família, os Cras funcionam como uma porta de entrada para programas sociais do Governo Federal. O cidadão tem acesso a uma série de benefícios e programas ofertados pelo Ministério da Cidadania e demais órgãos do governo.

Quem chega ao Cras é atendido por um assistente social ou psicólogo que compõe a equipe do centro. Com esse atendimento inicial, os profissionais conseguem entender as reais necessidades do cidadão ou da família.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério da Cidadania, Tânia Garib, reforça que um dos objetivos do Cras é apoiar as famílias na superação das dificuldades, prevenir a ruptura de laços e garantir o acesso a direitos por meio da proteção social e da promoção de qualidade de vida, da autonomia e do protagonismo. “Hoje a família em situação de vulnerabilidade neste país tem um endereço que ela pode confiar que lá ela será atendida e junto com os técnicos terá a orientação dos caminhos para reduzir sua vulnerabilidade”, explicou.

 Encontre o Cras mais próximo da sua casa.

Com informações do Ministério da Cidadania

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás