Goiânia: Atende Fácil Cidade Jardim fechada nos próximos 15 dias

Central de relacionamento presencial está instalada no Shopping Cidade Jardim, que suspendeu atividades nesta quinta-feira, 19, em cumprimento à determinação governamental de isolamento social preventivo. Outras unidades continuam em operação

A Atende Fácil Cidade Jardim suspendeu o relacionamento presencial com os cidadãos nesta quinta-feira, 19. A medida reflete a interrupção das operações no Shopping Cidade Jardim, sede da unidade, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 9.637, publicado no Diário Oficial de Goiás, que impõe à população isolamento social preventivo nos próximos 15 dias como resposta à pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19). A retomada das atividades pode ser alterada de acordo com as orientações do Governo de Goiás.

Desde a última terça-feira, 17, a Cidade Jardim já funcionava com a capacidade de atendimento reduzida em mais de 50% e com metade dos servidores em atuação. Com o fechamento do shopping, a equipe que trabalhava no local será remanejada. As outras unidade da rede – Paço Municipal, Estação Ferroviária, Mangalô e CRC (Conselho Regional de Contabilidade de Goiás) – continuam em operação mas com atendimento exclusivo aos cidadãos pré-agendados. As normas regras, que vigoram desde esta quarta-feira, 18, também resultam das ações para prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.

A solicitação de data e período para atendimento nas unidades Atende Fácil deve ser feita por meio do site www.goiania.go.gov.br, conforme disponibilidade de agenda. O sistema disponibiliza aos cidadãos, em tempo real, as datas e períodos com vagas disponíveis para atendimento. Basta que o usuário selecione data, horário e clique em reservar. Antes, no entanto, será necessário realizar um cadastro que demanda informações como nome completo, e-mail e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de criar senha para acesso futuro ao serviço online. O objetivo do agendamento é evitar aglomeração de cidadãos nas salas de espera das unidades. Portanto, não serão atendidos os cidadãos que comparecerem às unidades sem emissão antecipada de senha.

Até esta quarta-feira, o Executivo municipal permitiu 1.960 agendamentos por dia nas cinco unidades. Agora, com o fechamento da Atende Fácil Cidade Jardim, será possível somente 1.460 agendamentos. As oportunidades de atendimentos estão distribuídas entre o Paço Municipal, onde é possível agendar 700 atendimentos por dia; Mangalô, que oferta 400 vagas; Estação Ferroviária, 300 e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), que tem 60 agendamentos disponíveis para contabilistas. Antes da pandemia chegar à Capital, as unidades que integram a central de relacionamento presencial com a prefeitura atendiam diariamente cerca de 4,4 mil cidadãos.

Internet
Apesar da adoção do novo protocolo de atendimento aos cidadãos, a pasta orienta que o ideal é que os munícipes restrinjam a solicitação de atendimento presencial aos casos extremamente necessários e que não podem ser efetivamente resolvidos pela internet. Um dos serviços mais procurados na rede, a título ilustrativo, é a emissão do Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM). A guia para pagamento de tributos como os impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) e Sobre Serviços (ISS) pode ser emitida em qualquer local com acesso à internet, sem necessidade de deslocamento pessoal até uma unidade Atende Fácil. Outro exemplo é a geração boleto e laudo do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), ambos serviços disponíveis no portal da Prefeitura de Goiânia.

Com informações do Paço municipal

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás