Unidades de saúde, em Goiânia, coletam amostras para testes de Covid-19

A partir de agora, 24 unidades de saúde da capital estão aptas a fazer a coleta de amostras de material de pacientes suspeitos de infecção por coronavírus

A partir desta quinta-feira, 19/03, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a coleta de amostras de material de pacientes suspeitos de coronavírus em novas unidades de saúde. Até então, o procedimento estava sendo feito apenas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs ).

Estão aptas a fazer a coleta 10 unidades de urgência como os Cais e Ciams e 14 unidades básicas como os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde da Família (USF), chamadas de sentinelas.

A coleta só será feita se houver a necessidade e indicação de um médico em casos suspeitos. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde os casos suspeitos são aqueles que o paciente viajou, teve contato com outro caso suspeito ou confirmado de coronavírus, que apresenta febre e mais um sintoma como tosse, cefaleia, coriza ou dificuldade de respirar.

“Essas unidades contam com equipes volantes para colher materiais em outras unidades de saúde para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível”, explica a secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué.  

Os kits já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e os enfermeiros receberam capacitação e serão os encarregados de fazer a coleta. Posteriormente o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade estadual, que fará o diagnóstico em até 72 horas.

 “Com essas novas unidades realizando a coleta o processo para identificar se o cidadão está ou não com o vírus fica mais ágil. Escolhemos duas unidades básicas em cada Distrito Sanitário , além das unidades de urgência para cobrir todas as regiões e oferecer acesso mais fácil do usuário.” afirma Fátima Murué.

Confira a lista das unidades que podem fazer a coleta de amostras dos casos suspeitos.

Unidades Básicas de Saúde (14 unidades sentinelas )

Distrito Sanitário Noroeste: USF Novo planalto e USF Boa Vista

Distrito Sanitário Sudoeste : USF Residencial Itaipu e USF Santa Rita

Distrito sanitário Oeste: USF Buena Vista e USF SÃO FRANCISCO

Distrito Sanitário  Norte: USF Guanabara I e USF Itatiaia

Distritos sanitário Leste: USF Recanto das Minas Gerais e USF Ville de France

Distrito sanitário Sul: Centro de Saúde Parque Amazonas e Centro de Saúde Vila Redenção

Distrito Sanitário Campinas-Centro: Centro de Saúde Crimeia Oeste e Centro de Saúde Esplanada dos Anicuns

Além de:

Cais, Ciams e Upas (10/ urgência )

Cais Amendoeiras

Cais Vila Nova

Ciams Novo Horizonte

Ciams  Urias Magalhães

Cais Finsocial

Cais Campinas

UPA Iatipu

UPA Noroeste

UPA Novo Horizonte

Com informações do Paço Municipal

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás