Casa e Construção: 4 dicas na hora de comprar fechaduras
As fechaduras são elementos básicos de segurança que servem tanto para permitir como para barrar o acesso de pessoas a um determinado espaço.
Isso sem contar que, embora pequenas, as fechaduras também podem influenciar a estética geral dos ambientes, principalmente quando usadas em conjunto com os puxadores. Por essas e outras, é super importante saber avaliar os mais diferentes fatores para que a escolha do modelo seja satisfatória caso eventualmente surja a necessidade da troca.
Seja em um estabelecimento residencial ou comercial, todo proprietário precisa, em algum momento, fazer a troca das fechaduras. E essa necessidade se dá pelos mais diversos motivos, indo desde a busca por mais praticidade, passando pela melhoria estética e finalmente chegando à segurança local. É por isso que, antes de fazer qualquer escolha, é preciso definir os objetivos buscados com a aquisição das novas peças. Não sabe nem por onde começar? Então confira no post de hoje nossas dicas sobre o que fazer na hora de comprar fechaduras:
Considere a segurança
Diante de tantos modelos disponíveis por aí, procure por aqueles que ofereçam um bom nível de segurança contra arrombamentos. No caso de fechaduras mais comuns, o ideal é optar por peças mais resistentes e de maior durabilidade. Já se puder investir em modelos mais avançados, saiba que existem fechaduras que contam com a ajuda da tecnologia para garantir maior segurança ao ambiente, ok?
Leve em conta o tráfego
Sabia que todas as fechaduras vêm com informações técnicas na embalagem? Nessas orientações, o item tráfego sempre é levado em conta na avaliação da qualidade da peça. Esse fator tem relação com a quantidade de vezes em que a porta poderá ser aberta ou fechada, definindo assim a média de tempo para o desgaste da fechadura — sendo que os níveis são divididos em leve, moderado e alto.
Avalie a resistência à corrosão
Outro fator a ser considerado na hora de se comprar fechaduras é a resistência das peças à corrosão, que dependerá principalmente do tipo de ambiente em que a fechadura será exposta. Nesse caso, o ideal é optar por peças de alumínio, que apresentam uma boa resistência geral.
Conheça os tipos de fechadura
Já que o mercado oferece modelos de fechaduras para todos os gostos e necessidades, procure conhecer os principais tipos para não correr o risco de fazer a escolha errada por pura falta de informação. Veja só:
- Fechadura externa: esse modelo é aparafusado na porta pelo lado de fora;
- Fechadura interna: é o modelo mais comum, usado tanto nas portas interiores como nas que dão acesso ao exterior;
- Fechadura biométrica: mais usado em ambientes comerciais, o modelo biométrico oferece mais segurança porque permite o acesso somente pela leitura da digital do usuário, dispensando o uso de chaves e garantindo uma maior rapidez na abertura;
- Fechadura eletrônica: nesse modelo, o acesso é feito por meio de um cartão magnético ou de uma senha previamente configurada, por isso sendo considerada uma fechadura mais segura que as comuns;
- Fechadura eletromagnética: é um modelo bastante silencioso que pode ser integrado a um sistema de controle de acesso.
Devidamente conhecidas as possibilidades, agora é só escolher a fechadura ideal para atender a suas necessidades!
Por Blog Casa Show