Em Goiás, servidores passam a receber apoio psicossocial

Acompanhamento psicológico aos servidores do Executivo vai ajudá-los a lidar com o contexto gerado pela pandemia do novo coronavírus 

O acesso inicial aos atendimentos do PAS será realizado pelo chat disponível no site da Sead e a conversação será realizada por videoconferência.

O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) começa o atendimento psicológico a partir deste segunda-feira, dia 21. O acesso inicial aos atendimentos do PAS será pelo chat disponível no site da Secretaria da Administração e a conversação, por videoconferência, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O PAS tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo Estadual, de forma a ajudá-los a superar o mal-estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto atual e foi concebido em três frentes de atuação.

Na primeira frente do programa, são executadas ações psicoeducativas, já iniciadas desde maio de 2020 com a realização de lives, divulgação de vídeos e posts nas redes sociais da pasta @seadgoias e da Escola de Governo @escoladegovernogo.

Nas frentes dois e três do PAS, com início em 21 de setembro, serão realizados os atendimentos diretos aos servidores.

A frente dois será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, em que serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação.

Nesta frente, também será realizada uma triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado diretamente com um profissional psicólogo.

A frente três promoverá os atendimentos agendados após triagem realizada pelo atendente da frente dois, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação.

Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistenciada pelo SUS e rede privada).

Gov GO

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás