Major Araújo pretende implantar programa de saúde escolar na rede pública de Goiânia


Candidato a prefeito pelo PSL garante que propostas para crianças e adolescentes são prioridade no seu governo

O candidato a prefeito de Goiânia pelo Partido Social Liberal (PSL), Major Araújo, pretende integrar saúde e educação para maior desempenho dos alunos da rede pública da capital. O atual deputado estadual garantiu que as propostas voltadas para as crianças e adolescentes serão prioridade no seu governo. “É preciso investir nas crianças que, para mim, são uma das prioridades. Eu quero crianças bem-educadas e saudáveis, porque elas serão o futuro de Goiânia e darão continuidade a uma cidade melhor”, explicou.

Hoje, mesmo com os repasses determinados, os goianienses ainda enfrentam filas de espera nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), escolas em péssimo estado de conservação, obras paradas, professores mal remunerados e equipamentos depredados. “Nós temos uma estrutura horrível para a educação atualmente. Os gastos em educação são mínimos e o que falta em Goiânia é justamente um maior investimento na educação, especificamente nos profissionais que movem essa área do governo”, disse o candidato.

Neste sentido, Major Araújo reforçou, ainda, que a educação é a base para todas as outras funções do Estado, por isso precisa ser prioritária. É o que consta no Plano de Governo do parlamentar: no que diz respeito à educação, as propostas estão pautadas na implantação de projetos como “Prevenção de Saúde Escolar” e “Escola Para Todos”. O primeiro integra saúde e educação, possibilitando que as crianças façam exames médicos regularmente. Já o segundo, será o desenvolvimento de uma plataforma digital para todos os estudantes do município. Com tutores voluntários e materiais disponíveis 24 horas para reforço escolar.

“Eu quero começar pela valorização dos profissionais, remunerando bem os professores, acabar com os contratos temporários e fazer concursos para efetivar os profissionais e assim diminuir a rotatividade de professores”, garantiu o deputado, revelando que um de seus sonhos é poder investir em escolas em que os profissionais tenham afeto pelas crianças. “Eu cito o exemplo da minha primeira professora, que me recebeu com abraço e um saco de balinhas no primeiro dia de aula. Eu quis voltar para a sala de aula no dia seguinte por causa dessa demonstração de carinho”, contou.

O atual deputado ainda pretende ampliar o acesso à educação integral, além de monitorar e avaliar os resultados das escolas e dos alunos buscando aperfeiçoamento, o que é considerado uma forma de “acompanhamento social”. Ainda em seu Plano de Governo, há propostas de buscar parcerias externas para manutenção das estruturas escolares, buscando sempre a qualidade do ensino baseado em bem-estar físico e social.

“Eu quero ainda traçar o perfil social de cada criança, pois isso também afeta o desempenho das crianças. Quero combater a evasão escolar e garantir que as crianças sejam cuidadas de maneira integral, na escola e em casa. Assim teremos crianças com bom desempenho escolar, crianças bem formadas, que serão bons cidadãos, que serão o futuro de Goiânia”, concluiu o candidato a prefeito de Goiânia.

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás