Gastronomia e cultura goianiense: Quintal do Jajá promove melhorias em seu espaço físico


Estabelecimento conta com uma área construída e outra revitalizada, além de decoração com elementos da cultura popular

Localizado em Goiânia, o Quintal do Jajá acaba de renovar o seu espaço físico, dando início ao uso de áreas que passaram por reformas para aprimorar a experiência do público. A casa, que une gastronomia e cultura desde a sua inauguração, fica na Rua 15 nº 538, no Setor Central, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas. Agora, o estabelecimento conta com um novo palco para as apresentações culturais que promove em todos os dias de funcionamento.


O palco recém-construído foi planejado para estar alinhado ao estilo do Quintal do Jajá, que traz ritmos que vão do samba à MPB e um cardápio com petiscos variados e feijoada. Rico em detalhes, o palco é adornado com tecidos estampados com cores vibrantes e objetos decorativos variados, trazendo elementos da cultura popular. Entre eles estão uma cortina de fuxicos, uma namoradeira, uma lamparina e chapéus de cangaceiro e sambista.
A área também conta com artesanatos que retratam as tradicionais máscaras de boi usadas nas Cavalhadas de Pirenópolis, um bastidor para bordado e imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Iemanjá, entre outros ornamentos. Ricardo Coutinho, um dos proprietários do espaço cultural e gastronômico, relata que a decoração foi feita a partir de itens que o estabelecimento já possuía e outros que foram adquiridos especialmente para a reforma.


“Mandamos confeccionar oratórios e aparadores, algumas peças vieram do próprio acervo do Quintal do Jajá e outras foram compradas em Pirenópolis”, conta. No palco, os convidados que fazem as apresentações culturais dispõem de cadeiras, mesas e equipamentos de som adequados.

As caixas de som ambiente também foram instaladas no local para proporcionar maior conforto aos clientes, que podem apreciar as músicas enquanto saboreiam os pratos.
Outra área que passou por revitalização foi o jardim, que recebeu plantas novas e pedras de rio para jardim, além de ter uma nova disposição de elementos.

A casa funciona de quarta a sexta-feira, das 17h30 à meia noite, e aos sábados, das 12 às 17 horas. O telefone para mais informações é (62) 98169-7100, que também fica disponível para atendimento por WhatsApp.

Segurança
Para preservar a saúde dos funcionários e clientes, o espaço cultural e gastronômico segue todas as orientações de segurança contra o coronavírus, incluindo o distanciamento das mesas e número reduzido de pessoas no local. Além disso, o estabelecimento promove limpeza frequente, uso de cardápio virtual e disponibilização de álcool em gel.


Todos os funcionários utilizam máscaras e álcool em gel e os cozinheiros usam máscaras, luvas, touca e avental para a preparação dos alimentos, que são higienizados. Os cuidados necessários são tomados tanto para o atendimento presencial, nos quatro dias de funcionamento por semana, quanto para os serviços de delivery e drive thru, que são realizados somente aos sábados.

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás