Enem Digital: Inscritos devem checar locais de prova com antecedência

Informações estão no Cartão de Confirmação de Inscrição. Documento do Enem Digital informa também o número de inscrição e a opção de língua estrangeira

Oprimeiro dia de aplicação das provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 acontece neste domingo, 31 de janeiro. Para evitar imprevistos, os inscritos devem conferir os locais de prova com antecedência. As informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que deve ser acessado na Página do Participante. 

Além dos locais de aplicação, o cartão informa as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada. O documento também registra a indicação de tratamento pelo nome social, caso essa solicitação tenha sido feita e aprovada. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.  

Cadastro único – Para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência no acesso aos sistemas. O procedimento faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020. 

Canais de informação – Entre os canais de informação sobre o exame, o Inep disponibiliza o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante pode realizar um simulado, como preparação para a prova. No Sistema Enem, é possível acessar diversas informações que ficam disponíveis desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos, como manuais, guias e cartilhas. 

Enem Digital – O Enem Digital 2020 ocorrerá como aplicação-piloto. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade participarão das provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás