Goiás: Secretário da Agricultura destaca força da agropecuária na geração de empregos

Em 2020, setor gerou quase 3 mil empregos formais, o que coloca Goiás em primeiro lugar no Centro-Oeste e segundo lugar em nível nacional

Em entrevista hoje, 1º, ao programa O Mundo em Sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou o resultado positivo do segmento agropecuário na geração de empregos formais em 2020. Foram quase 3 mil novos postos de trabalho, resultado que coloca Goiás como o maior gerador de empregos no setor rural no Centro-Oeste e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

“Mesmo com a pandemia da Covid-19 e suas consequências danosas em todos os setores da economia no ano passado, temos de comemorar porque a agropecuária permaneceu firme, manteve todas as atividades e demonstrou sua força tanto na geração de emprego quanto na garantia da oferta de alimentos para os goianos, para os brasileiros e para o mundo”, enfatizou Antônio Carlos.

Cenário para 2021

Conforme o titular da Seapa, o cenário para este ano é que os resultados positivos se mantenham, ainda que as atividades produtivas rurais estejam sujeitas aos desequilíbrios do clima. Contudo, conforme disse, a expectativa até agora é de boa safra e que o segmento continuará gerando emprego e renda para a população goiana.  “O bom desempenho da agropecuária movimenta outros setores produtivos, como a indústria de transformação e o comércio, contribuindo para alavancar toda a economia goiana”, reforçou.

Indagado sobre os reflexos negativos de uma possível greve de caminhoneiros, Antônio Carlos ponderou que isso é motivo de preocupação, por causa da necessidade da chegada de insumos nas lavouras e do escoamento da produção que começa a ser colhida agora. Contudo, ele acrescentou que o diálogo deve prevalecer e certamente haverá entendimento e medidas para que o impasse seja resolvido rapidamente.

ABC Digital

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás