Secretaria de Agricultura realiza campanha de doação de sangue

Unidade Móvel do Hemocentro estará na sede da Seapa, no dia 4 de fevereiro, para coleta de sangue.

Além de servidores da pasta e familiares, pessoas externas poderão participar da ação. O objetivo é auxiliar na reposição dos estoques do Hemocentro na campanha para doação de sangue e, também, de cadastro de interessados na doação de medula óssea

O objetivo é auxiliar na reposição dos estoques do Hemocentro na campanha para doação de sangue e, também, de cadastro de interessados na doação de medula óssea

Para auxiliar na reposição dos estoques do Hemocentro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza na próxima quinta-feira (04/02), das 8 às 16h30, uma campanha para doação de sangue e, também, de cadastro de interessados na doação de medula óssea. Através de uma parceria realizada entre a Seapa, Secretaria de Saúde e Hemocentro, uma unidade móvel da instituição se deslocará até a sede da Seapa, na Rua 256, nº 52, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, para fazer a captação de sangue de servidores e familiares, assim como de pessoas externas interessadas em participar da campanha.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a captação será feita com horário agendado previamente, por telefone, para evitar aglomeração. Os interessados deverão entrar em contato, com antecedência, com a Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) da Seapa, por meio do telefone (62) 3201-8936.

A Seapa realiza a ação por meio da GGDP, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Secretaria. Conforme explica a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seapa, Kenia Cristina Lacerda, a iniciativa surgiu na Seapa como mais uma ação social da pasta para ajudar a sociedade, além do serviço público que já é prestado voltado ao desenvolvimento do setor agropecuário. “A Seapa resolveu fazer essa campanha com intuito de promover a conscientização da importância da doação de sangue e ajudar no estoque do Hemocentro, principalmente nessa situação de pandemia, em que muitos gostariam de doar, mas têm dificuldade em se deslocar até o banco de sangue”, explica a gerente.

Ela ressalta, ainda, a importância da doação constante e da mobilização para manutenção dos estoques. “A doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Muitas vezes, as pessoas só doam sangue  quando algum conhecido necessita, porém precisamos mostrar a importância de doações regulares para a manutenção do estoque dos bancos de sangue”, complementa. “É muito bom ver que nossos servidores abraçaram a campanha e a adesão está superando nossas expectativas.”

Requisitos para doação
Quais as condições básicas para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Impedimentos temporários
Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Período gestacional;
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
Amamentação (até 12 meses após o parto);
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias
Pessoas que foram consideradas caso suspeito ou confirmado, devem aguardar o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas.
Vacinas têm um período de inaptidão que varia entre 48 horas e 12 meses.

Critérios definitivos de impedimento
Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Malária.

Intervalos para doação
Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses)
Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses)

Ficha técnica
Campanha de Doação de Sangue e cadastro de doadores de Médula Óssea – Unidade Móvel do Hemocentro
Data: 04 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 8 às 16h30
Local: Sede da Seapa – Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário – Goiânia-GO (ao lado do Terminal da Praça da Bíblia)
Agendamento: (62) 3201-8936

Fonte: Seapa-GO

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás