Goiás: Governo oferece treinamento on-line para empresários aprenderem a exportar

A iniciativa visa ensinar de forma on-line e 100% gratuita os empresários goianos os passos para aderir ao Plano Nacional da Cultura Exportadora que possibilita a venda de seus produtos para todo o mundo.  A iniciativa tem como público-alvo lojistas da região da 44 

No dia 23 de fevereiro de 2021 o Ministério da Economia e o Governo de Goiás, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços vão realizar o treinamento “seja um exportador”. A iniciativa visa ensinar de forma on-line e 100% gratuita os empresários goianos os passos para aderir ao Plano Nacional da Cultura Exportadora que possibilita a venda de seus produtos para todo o mundo. 

O principal objetivo do Governo de Goiás com o treinamento é expandir as exportações do setor têxtil em 2021 e dar visibilidade internacional para os produtos da moda produzidos no Estado. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2020, Goiânia e o segundo maior polo de venda de roupas e calçados do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. 

O indicador divulgado pelo IBGE é resultado da grande gama de empreendimentos da moda, principalmente, na região da 44. Também de acordo com a pesquisa, apenas em 2018, a capital goiana recebeu 3,74 milhões de consumidores que vieram para o Estado para obter peças de vestuário. 

Apesar da relevância da moda goiana para o cenário nacional e estadual, o setor têxtil não é destaque nas exportações de Goiás. De acordo com a balança comercial do Estado de Goiás de 2020, dos 22 produtos que mais cooperaram para o total exportado pelo Estado (US$ 8,116 bi), a venda internacional de roupas e sapatos não foi significante para o montante total da balança.  

Para o titular da SIC, José Vitti, a ação é necessária para expandir o potencial dos empreendedores da moda do Estado. “O setor têxtil de Goiás já é destaque nacional e merece ser reconhecido internacionalmente. A iniciativa da SIC em parceria com o PNCE é justamente para ampliar os nossos empreendedores, através de suas atuações em mercado nacional e internacional. Que também possibilita potencialização dos faturamentos ao receber em dólar, acesso a novas tecnologias sendo incentivo para modernização dos empreendimentos e suas expansões, abrindo novas vagas de trabalho no Estado. Ao exportar, o empresário, a população e o Governo ganham”, levanta Vitti. 

Evento: Treinamento seja um exportador PNCE;
Quando: Terça-feira, 23 de fevereiro de 2020;
Horário: 10 hrs;
Onde: Plataforma on-line Microsoft Teams;
Duração: até 1 hora.
Faça sua inscrição aqui

Fonte: Secretaria de Indústria e Comércio GO

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás