Educação: sugestão de plano de aula para o Ensino Fundamental 1, que incentiva a curiosidade através da pesquisa

Uma atividade que envolve a construção e organização de dados em gráficos

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos

  • Incentivar a curiosidade através da pesquisa;
  • Construir gráfico de colunas;
  • Elaborar pesquisa.

Conteúdos

  • Realizar pesquisa;
  • Construir gráfico de colunas simples;
  • Leitura de e-book.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Régua.

1 a  Etapa: 

  • Professor(a), faça o download do e-book “O Clube dos Curiosos” e peça que os alunos façam a leitura desse livro digital. Sugerimos que leia junto com o aluno, destacando pontos que possam gerar dúvidas;
  • Dê destaque a página 6 do e-book, que aponta para algumas características dos curiosos;
  • Cite nomes de cientistas (homens e mulheres) e suas contribuições para a sociedade, como consequência da curiosidade;
  • Imprima a carteirinha do Clube dos Curiosos.
  • Distribua a carteirinha para cada aluno e enfatize que a partir desse instante eles estão associados ao “Clube dos Curiosos” 
  • Que tal tirar uma foto da turma para colocar no mural da sala? Compartilhe com o IBGEeduca através do email ibge.educa@ibge.gov.br

2 a  Etapa: 

  • Professor(a), pergunte aos alunos sobre que assuntos eles têm curiosidade;
  • Liste os assuntos e peça para criarem perguntas sobre esses temas.
  • Professor(a), organize as perguntas para que suas respostas ou sejam numéricas ou sejam no modelo “sim” ou “não”;
  • Combine com os alunos, no máximo, cinco perguntas, e vinte entrevistados (no máximo) para iniciar pesquisa.

3 a  Etapa: 

  • Peça aos alunos que realizem as perguntas com amigos, parentes e colegas;
  • Determine que os alunos façam um gráfico de colunas com as respostas da pesquisa;
  • Atente para as regras de exibição dos gráficos: Título do gráfico, título da coluna, título do eixo x, título do eixo y, escalas, legendas, fonte (clique no link sobre Gráficos para se atualizar).
  • Imprima o gráfico e exiba no mural da turma junto com a foto do clube (ou construa uma apresentação virtual. Sugerimos o uso do PowerPoint, do Prezi, do Presentation ou equivalente).

OBSERVAÇÕES:

  • Sugestão para o distanciamento social: peça que cada aluno, em casa, imprima, coloque a foto, preencha a carteirinha, faça uma foto segurando a carteirinha próxima ao rosto e mande para o(a) professor(a) fazer a montagem da foto do clube;
  • Clique no link para saber mais sobre Gráficos;
  • Sugira aos alunos que pesquisem sobre pesquisadores e cientistas, brasileiros ou não, que contribuíram para o atual estágio da ciência e seu uso na sociedade, como: Oswaldo Cruz, César Lattes, Carlos Chagas,  Vital Brazil, Duilia de Mello, Marie Curie, Albert Sabin, Patricia Bath, Milton Santos, Artur Ávila.

Sugestão produzida por IBGEeduca

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás