Sebrae vai intensificar ações de bioprevenção para o setor do turismo

Serão ofertadas soluções de bioprevenção gratuitas e subsidiadas com orientações de boas práticas e cuidados contra a COVID-19

Diante do agravamento dos casos críticos de Covid-19 no estado e a implementação de medidas governamentais de controle à disseminação do vírus, que afetam diretamente o funcionamento de pequenos negócios, o Sebrae no Rio Grande do Norte resolveu intensificar as ações do programa de bioprevenção, o Reinicie, voltadas para o setor de turismo, mais especificamente entre bares e restaurantes. O objetivo é assegurar que mais empreendimentos adotem os protocolos sanitários nos estabelecimentos e garantir a segurança dos consumidores e colaboradores, evitando medidas de fechamento total de empresas que atuam nessa área.

Desde o ano passado, o Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Fecomercio-RN e com o apoio da Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Agência de Fomento do Estado (AGN) e Governo do Estado, vem executando o Programa Reinicie. Trata-se de uma trilha de capacitação em bioprevenção online que leva os principais protocolos de segurança sanitária exigidos para cada setor e os públicos envolvidos na operação das empresas.

Para participar, basta acessar a página https://www.rn.sebrae.com.br/bioprevencao/. No portal, estão disponíveis para download diversos materiais de orientação para os empreendimentos, tais como e-books, cartilhas, sinalizadores para clientes, colaboradores e fornecedores, além das capacitações que são completamente gratuitas. Na trilha do programa, há cursos contemplando as atividades de Guia de Turismo, Bugueiros, Quiosques e Barracas de Praia, Locadores de mesas e cadeiras, Ambulantes e Lojas de Artesanato.

Para empreendimentos de maior porte, o Sebrae oferece uma consultoria específica, que é subsidiada em até 80% pela instituição. Ao final, o empreendedor ou empresa se habilita a receber o selo Turismo Mais Protegido (http://www.turismoprotegido.rn.gov.br/) emitido pela Secretaria Estadual de Turismo do RN que atesta a adoção de medidas preventivas contra a Covid-19.

De acordo com o gestor do projeto setorial de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a vantagem é que a capacitação pode ser seguida de forma remota, já que os conteúdos, cartilhas, palestras e vídeos da trilha estão disponíveis na página. “Essas soluções que disponibilizamos são gratuitas ou subsidiadas, no caso das consultorias, para que as empresas e empreendedores adotem as boas práticas higiênico-sanitárias e os cuidados contra a Covid-19”. Segundo o gestor, além disso, está sendo programada ainda uma ação de orientação presencial com consultores e entidades parceiras visitando os empreendimentos, ação que é denominada de “BioBlitz”.

Para os empresários que precisarem de uma orientação mais personalizada, o Sebrae também dispõe de consultores nessa área de bioprevenção que podem ajudar o empresariado a implantar medidas, rotinas e protocolos sanitários de acordo com o porte do empreendimento. Esse tipo de consultoria de adequação às boas práticas e cuidados contra a Covid-19 pode ter um subsídio de até 80% no valor total.

Por Agência Sebrae de Notícias

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás