IBGE atualiza lista de municípios, distritos e subdistritos municipais do país

O IBGE realizou mais uma atualização na lista de subdivisões municipais do país. Em relação ao ano anterior, o atual levantamento, referente a 2020, traz o acréscimo de um novo distrito municipal e seis novos subdistritos. As tabelas com essas informações podem ser acessadas pelo Portal do IBGE, clicando aqui.

A Divisão Territorial Brasileira detalha a estrutura territorial do país, enumerando as Macrorregiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Geográficas Imediatas, Regiões Geográficas Intermediárias e Municípios, além de suas subdivisões internas, os distritos e subdistritos ou regiões administrativas. O IBGE sistematiza todas essas informações, monitorando eventuais alterações na Divisão Político-Administrativa, através de atualizações anuais.

No levantamento mais recente, referente a 2020, a estrutura territorial brasileira mantém 5.568 municípios desde 2013. Somam-se a esses municípios um distrito federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

Já as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2020, totalizavam 10.631 distritos municipais e 683 subdistritos, contra 10.630 distritos e 689 subdistritos em 2019. As diferenças estão relacionadas a extinção pelos municípios dessas estruturas territoriais que se refletem nos cadastros do IBGE.

Como parte de sua missão institucional, o IBGE efetua o cadastro dos eventos ocorridos na Divisão Territorial Brasileira – DTB com a finalidade de atualizar o conhecimento do território do País para estruturar os estudos geocientíficos e a atualização da Base Territorial para fins operacionais de Pesquisas, de Censos e na Divulgação de Dados estatísticos.

Com informações do IBGE

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás