Leitura de Gráfico Pictórico: sugestão de plano de aula para turmas do 6º ao 9º ano

Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas

Objetivos

Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras;

Conteúdos

  • Gráficos; Valores Relativos, Estimativa.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa: 

  • Professor(a), exiba o gráfico abaixo aos alunos e faça uma leitura destacando o título do gráfico, as idades e quantidades das pessoas representadas em cada faixa, as informações dentro de cada faixa e a fonte das informações do gráfico, e;
  • Distribua o gráfico abaixo entre grupos de alunos (sugerimos grupos de 3 alunos);

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29738-trabalho-infantil-cai-em-2019-mas-1-8-milhao-de-criancas-estavam-nessa-situacao 

2a Etapa: 

  • Professor(a), solicite que o grupo de alunos analise o gráfico e:
    • Construa uma tabela com as colunas: ‘Mulher’; ‘Homem’; ‘Branco’ e ‘Preto ou Pardo’;
    • As linhas da tabela serão: ‘5 a 13 anos’; ’14 e 15 anos’; 16 e 17 anos’;
    • Determine um valor estimado de pessoas que correspondam aos valores percentuais em cada uma das faixas do gráfico, em relação a cada coluna, estimando após leitura do gráfico.

Observações:

  • Professor(a), destaque as características de construção de uma tabela e informe sua diferença em relação a um quadro com informações.

Conteúdo produzido por IBGEeduca

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás