Embriaguês ao volante: um plano de aula que envolve Execução de Pesquisa Amostral – Segurança no trânsito

Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.

Objetivos

Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras;

Conteúdos

  • Gráficos; Valores Relativos, Estimativa.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa: 

Professor(a), peça que os alunos leiam os textos a seguir e, logo após, analisem os gráficos:

“A condução de veículo motorizado após o consumo de bebidas alcoólicas, é fator de risco para ocorrência de acidentes de trânsito. A pesquisa estimou a proporção de indivíduos que conduziram veículo motorizado, carro ou motocicleta, após o consumo de bebida alcoólica, independentemente da quantidade de bebida consumida. Este percentual, para o Brasil, foi de 17,0% variando de 14,8% nas Regiões Sul e Sudeste a 23,4% na Região Norte. Na área rural a proporção (22,5%) era maior que na área urbana (16,2%)” (retirado da página 42 da publicação da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 ).

Em 2019, a proporção de homens que tinham o hábito de consumir bebida alcoólica ao menos uma vez por semana era de 37,1%, superior ao observado entre as mulheres (17,0%). A proporção de mulheres que consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana cresceu 4,1 pontos percentuais frente a 2013 (12,9%), enquanto o percentual dos homens ficou praticamente estável (36,3%)”. Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29471-pns-2019-cai-o-consumo-de-tabaco-mas-aumenta-o-de-bebida-alcoolica

Professor(a), destaque as características dos gráficos: Título, eixos horizontal e vertical, escala, fonte, títulos das barras e dos eixos;

Destaque, ainda, as características das informações quanto ao sexo, ao grupo das idades e grau de instrução.

2a Etapa: 

Prezado(a) professor(a), informe aos alunos que a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 trata-se de uma pesquisa amostral (para conhecer os detalhes da amostra utilizada na pesquisa veja na página 11 da publicação).

Prezado(a) professor(a), divida a turma em grupos com 4 alunos e:

Determine que pesquisem entre seus parentes e conhecidos: se utilizam carros particulares para se locomoverem a trabalho ou a passeio, se trocariam por transporte coletivo público ou alternativo; e os quilômetros diários percorridos.

Informe que o grupo deve fazer a pesquisa em uma amostra aleatória simples;

Os resultados devem ser exibidos através de gráficos de barras ou de setores, inclusive a média das distâncias percorridas. Clique no recurso “Principais tipos de gráficos para a educação”  existente na página educa.ibge.gov.br;

Observações:

Para enriquecer o assunto ouça com seus alunos os dois podcasts a seguir, de Gustavo Fontes, analista do IBGE para a pesquisa PNS2019:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/6a7a8c1bbbba8f3bbdb93c034b79cedd.mp3

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/23c11eaede3eeca2d381b699a2eadc31.mp3;

Conteúdo produzido por IBGEeduca

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás