Dia Nacional da Família na Escola é comemorado no dia 24 de abril

Especialistas ressaltam que a parceria entre as escolas e os responsáveis é fundamental para melhorar o desempenho das crianças

Comemora-se neste sábado (24), o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares e familiares e/ou responsáveis. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam de sua vida escolar.

A participação ativa das famílias no cotidiano da vida escolar de seus filhos, sobretudo quando estes iniciam sua vida escolar na educação infantil, se faz cada vez mais importante e necessária. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, fortalecendo essa parceria com a família, maiores também serão as chances de um melhor processo de ensino-aprendizagem. Recomenda-se, portanto, buscar estabelecer uma relação de parceria na distribuição das responsabilidades quanto às crianças, como diz o próprio lema do MEC para a data: “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”.

Em 2021, com a pandemia causada pela Covid-19, ressalta-se a Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020, em que se recomenda que os estabelecimentos de educação infantil deem orientações diretamente às famílias, relacionadas com o cuidar e o educar na educação infantil. 

Por meio de uma comunicação permanente com os pais ou responsáveis, deve-se oferecer suporte pedagógico, com a sugestão de atividades relacionadas aos objetivos de aprendizagem dessa fase de desenvolvimento e, reforçando assim, a importância da parceria família-escola.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás