Prazo para inscrição no programa Qualifica Mais terminará no próximo domingo (25)

São mais de 6 mil vagas ofertadas para 3 cursos distintos de Tecnologia da Informação e Comunicação 

Oprograma de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho finalizará o período de inscrições no próximo domingo (25). Ao encerrar essa segunda fase aberta, de recebimento dos questionários, para a participação nos cursos de Programador Web, Programador de Dispositivos Móveis e Programador de Sistemas, o Qualifica Mais dará início às aulas, a partir do dia 24 de maio, para formar 6.069 profissionais, prontos para ocuparem vagas de emprego na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia desenvolvido para suprir à demanda do setor produtivo por mão de obra qualificada no campo de atuação de TIC, nas localidades onde estão sendo ofertadas as vagas.

Para quem ainda não se inscreveu, o link para o acesso à página de inscrição está disponível no portal do programa gov.br/qualificamais. O candidato deverá preencher o formulário, escolhendo até duas opções de cursos. Para participar é necessário ter o ensino médio completo e residir em uma das 11 regiões metropolitanas com oferta de vagas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Para a região nordeste são 1.733 vagas abertas, na região sudeste a oferta é de 2.349 vagas, na região sul 1.654 vagas e mais 333 em Brasília/DF, sendo que em todas elas há a oferta das três opções de cursos. A distribuição das vagas foi realizada pelo mapeamento realizado pelo Ministério da Economia, que identificou, junto ao setor produtivo, a necessidade de profissionais com qualificação em cada localidade. A carga horária média dos cursos é de 200 horas, podendo variar de acordo com cada uma das 7 instituições ofertantes, que realizarão as aulas e a certificação dos estudantes.

Todos os estudantes terão, durante as aulas, conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, objetivando auxiliar na entrada e permanência em empregos de TIC.

Os matriculados no curso de Programador de Sistemas estudarão temas como o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas, de acordo com metodologia e técnicas adequadas, visando atender aos objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios. Os estudantes também aprenderão temas como racionalização e automatização de processos e rotinas de trabalho.

O curso de Programador Web trará, aos estudantes, habilidades para o desenvolvimento de programação e codificação e teste de sistemas, sites e portais voltados ao ambiente da internet. Além disso, serão abordados conteúdos voltados para a manutenção e correção de sistemas visando atender às necessidades dos usuários. Os estudantes também serão ensinados a realizarem montagem, depuração e testes de programas já desenvolvidos.

Os estudantes que optarem pelo curso de Programador de Dispositivos Móveis aprenderão a desenvolver programação, codificação e teste nas plataformas Android/iOS. Os conteúdos como desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que podem englobar desde sistemas extranet e intranet, até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou do cliente, também serão abordados.

Acesse e confira mais informações sobre o Qualifica Mais.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás