Missão à Serra Gaúcha rende projeto para a retomada do Turismo na Região das Águas Quentes

Comitiva goiana, composta por representantes do Ministério do Turismo, do Governo de Goiás e do poder público de Caldas Novas e Rio Quente e por empresários dos dois municípios, conheceu atrações locais, foi recebida pelos prefeitos de Canela e Gramado e trouxe muitas ideias na bagagem.

Os integrantes da missão foram ver de perto os modelos de gestão de Gramado e Canela, que são exemplos por terem criado eventos que atraem turistas o ano todo, sem baixa temporada. Os goianos buscaram entender a integração das duas cidades e observar as melhores práticas de governança, cooperativismo e associativismo. Eles também se reuniram com representantes do setor público e da iniciativa privada do Turismo gaúcho e visitaram empreendimentos das áreas de gastronomia, entretenimento e equipamentos turísticos que trabalham com inovação e experiências, alternativas de turismo rural e turismo de aventura, em visitas técnicas guiadas nos atrativos.

De acordo com Fabrício Amaral, o objetivo da missão, além do Turismo Inteligente, é atrair novos investimentos para as cidades goianas. A comitiva volta entusiasmada com a troca de experiências e a oportunidade de conhecer todo o processo de incremento do Turismo na região, desde a criação e o passo a passo até chegar onde está hoje. Os goianos destacaram o benchmarking realizado e disseram que as visitas técnicas foram bastante satisfatórias.

Eles adiantaram que a apresentação dos resultados está programada para a próxima semana. Eles anunciaram, ainda, uma reunião para traçar um plano de ação das cidades da Região das Águas Quentes, com todos os participantes da viagem, para definir diretrizes tendo em vista a primeira atividade planejada. Trata-se de um projeto para o Natal deste ano, para movimentar a retomada do Turismo na região.

Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás