Educação e governo: Coleta do Censo Superior termina dia 17 de outubro

Instituições de educação superior devem declarar os dados por meio do Sistema Censup

Faltam sete dias para o fim da coleta do Censo da Educação Superior 2020. As instituições de ensino têm até 17 de outubro para declarar as informações no Sistema Censup. Durante esta coleta, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados sobre infraestrutura, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas instituições de educação superior.

A declaração das informações é atribuição do representante legal da instituição e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, a partir do dia 18 de outubro. As justificativas serão analisadas pelo Inep entre 1º e 14 de novembro. Já os ajustes dos dados deverão ser feitos entre 16 de novembro e 9 de dezembro.

Material de apoio – No portal do Inep, estão disponíveis diversos materiais de apoio sobre o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além de perguntas frequentes, informativos e apresentações sobre os procedimentos da pesquisa estatística.

Verificação – No período de 16 de novembro a 3 de dezembro, o Inep verificará (in loco ou por videoconferência) a consistência das informações declaradas. O Instituto, então, apresentará os dados colhidos às instituições, que deverão retificá-los ou confirmá-los. A divulgação final da pesquisa ocorrerá em 18 de fevereiro de 2022.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás