Fiat Toro: Dicas de manutenção e preservação do veículo, como calibragem de pneus e periodicidade de troca de óleo


Além de forte, o Fiat Toro é um carro brutalmente completo e inteiramente desenvolvido para atender todas as suas necessidades. Com um motor de alta performance, tecnologia espalhada por cada detalhe e um design único o Toro tem tudo que você precisa para superar qualquer desafio que surgir pelo caminho.


E para ajudar você a dominar todo o potencial desta máquina, listamos abaixos um guia com os principais itens do Fiat Toro. Para mais informações sobre o seu veículo, assistência 24h e muito mais, baixe o aplicativo da Fiat, disponível no Google Play e Apple Store. 

CONFIGURAÇÃO

COMO UTILIZAR O APP


SENSOR DE PRESSÃO DOS PNEUS

Responsável pelo constante monitoramento da pressão de cada pneu, aumentando a segurança, reduzindo o desgaste, evitando gastos desnecessários de combustível e a perda de torque e potência.

CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE

Ajuda a manter o controle do Toro em caso de perda de aderência em curvas acentuadas, pisos escorregadios e freadas de emergência. Sempre equipado com o Sistema de Controle de tração, evita que as rodas dianteiras patinem durante uma aceleração.

CONTROLE DE TRAÇÃO

Esse sistema evita que as rodas patinem durante acelerações e previne acidentes em situações de aquaplanagem na estrada, sobre terrenos com lama, neve ou gelo. Ele é normalmente ativo, e mesmo se desativado pelo botão do painel, voltará a estar ativo todas as vezes em que o veículo for ligado.

START & STOP

Esse sistema, pensado para economizar combustível, faz com que o motor desligue automaticamente quando parado e religue quando necessário. Para que ele funcione, o capô e as portas devem estar fechados, o freio de estacionamento deve estar liberado e a velocidade deve ser inferior a 3 km/h

MACACO

Caso tenha que trocar o pneu do seu Toro, utilize o macaco e as ferramentas localizados abaixo do banco do motorista. Calce as rodas do Fiat Toro, desaperte os parafusos da roda que deseja remover (não os retire) e somente depois posicione o macaco junto a à roda. Encaixe-o na área apropriado, e com o auxílio da chave de roda, erga o veículo. Assim que trocar as rodas, volte a apertar os parafusos – se o carro possuir calotas, não aplique sobre o estepe.

PARTIDA ASSISTIDA

Controla eletronicamente o sistema de acionamento do motor. Entre os diversos benefícios, destacam-se:

Melhoria do sistema, que é acionado apenas na hora da ignição e garante a durabilidade dos componentes e das partidas rápidas.

Aumento da segurança, a partida só acontece com a transmissão em Neutro ou Park.

PARTIDA A FRIO

As versões Flex possuem um sistema que reconhece o combustível utilizado. São necessários dez minutos para que o sistema identifique o combustível utilizado. Se o motor não funcionar na 1a tentativa, coloque a chave de ignição na posição stop e tente de novo.

CONDUÇÃO ECONÔMICA

Preste atenção nas informações do computador de bordo, calibre sempre os pneus e use o ar-condicionado somente quando for necessário. Evite acelerações bruscas, transitar com janelas abertas e cargas desnecessárias no porta-malas.

ABASTECIMENTO E CUIDADOS

Flex: Utilizar gasolina ou etanol. Ao encher o tanque de combustível, respeitar o desarme automático da bomba de abastecimento. Controlar o nível de óleo do motor manualmente pela vareta e nunca colocar óleo em excesso no motor.

Diesel: Utilizar somente Diesel S10. Este carro está equipado com um filtro de partículas (DPF). Quando saturado, o sistema aciona a luz-espia de regeneração. Continue a guiar o veículo até que a luz se apague

ESPECIFICAÇÃO DO ÓLEO

Controlar o nível de óleo do motor manualmente pela vareta e nunca colocar óleo em excesso no motor. Utilize somente o óleo homologado.

Veículos Flex: Petronas Selènia K Pure Energy 5W-30.

Veículos Diesel: Petronas Selènia WR Pure Energy 5W-30.

REVISÕES

Flex: Revisões periódicas na Rede – a cada 10 mil km. Troca de óleo e filtro de óleo do motor – a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Diesel: Revisões periódicas na Rede – a cada 20 mil km. Troca de óleo e filtro de óleo do motor – a cada 20 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

LUZES DLR

As luzes DRL (Daytime Running Light) ficam na parte externa, próximas aos faróis, e beneficiam a visualização do automóvel durante o dia. Elas são acesas quando o veículo é ligado e podem ser habilitadas no menu de configurações do veículo. Se os faróis alto ou baixo forem acesos, as luzes DRL são automaticamente desligadas. Em certas condições climáticas, chuva forte ou ao lavar o veículo, os faróis e as lanternas podem apresentar condensação. Trata-se de um fenômeno natural que não compromete o funcionamento, desaparecendo alguns minutos após acendê-los.

CALIBRAGEM DOS PNEUS

FLEX

Meia carga

1.8 16V Flex: 32 psi dianteiro e traseiro

2.4 16V Flex: 32 psi dianteiro e traseiro

Carga Plena

1.8 16V Flex: 32 psi dianteiro e

44 psi traseiro

2.4 16V Flex: 32 psi dianteiro e

46 psi traseiro

Estepe

1.8 16V Flex: 44 psi

2.4 16V Flex: 46 psi

DIESEL

Meia carga

4×2 Diesel: 32 psi dianteiro e traseiro

4×4 Diesel: 32 psi dianteiro e traseiro

Carga Plena

4×2 Diesel: 32 psi dianteiro e

48 psi traseiro

4×4 Diesel: 32 psi dianteiro e

48 psi traseiro

Estepe

4×2 Diesel: 48 psi

4×4 Diesel: 60 psi

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

A transmissão automática é comandada eletronicamente a partir da velocidade desenvolvida e da posição do pedal do acelerador. Também é possível dirigir usando a função AutoStick, o que permite a troca manual de marchas. Utilize essa função apenas quando necessário.

As posições da alavanca de marcha são:

P Park

(Estacionamento).

Ao estacionar, antes de mover para a posição P, mantenha o pedal de freio pressionado, acione a alavanca do freio de estacionamento e na sequência mova para a posição P.

R Reverse.

Marcha à ré.

N Neutro.

Também conhecido como “ponto morto”.

D Drive.

Marcha à frente (automática).

GARANTIA

• Seu Toro tem garantia de 3 anos.

• Faça as revisões e trocas de óleo conforme orientações, para manter a garantia.

Fonte: https://servicos.fiat.com.br/

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás