68ª edição do JUBs: Atletas participam dos Jogos Universitários Brasileiros até o dia 18, em Brasília

A competição reúne atletas universitários de todo o país que competem em 26 modalidades

Cerca de 3,5 mil atletas de todo o país estão em Brasília participando das competições da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). São representantes de 271 entidades de ensino que participam de disputas em modalidades como atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Cerimônia de abertura dos JUBs. – Foto: Ronaldo Caldas/Min. Cidadania

A competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e segue até a segunda-feira (18) com 26 modalidades. É mais do que o dobro do último evento, realizado em 2019, já que a edição de 2020 não ocorreu em função da pandemia. O Banco do Brasil é um dos patrocinadores da competição.

Os Jogos Universitários Brasileiros voltam a Brasília após 15 anos. A última vez que o evento foi sediado na capital foi em 2006, quando ainda se chamava Olimpíadas Universitárias JUBs.

Ao participar da abertura da 68ª edição dos JUBs, na última segunda-feira (11), o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, ressaltou a importância dos jogos educacionais para o desenvolvimento do esporte no país. “É importante retomar os jogos depois de dois anos e acreditamos nessa base da pirâmide invertida que é o esporte educacional. O esporte educacional volta a ser forte no Brasil e a gente não deve nada a nenhum país do mundo”, disse Marcelo Magalhães.

O atleta universitário Luan Araújo, de Salvador (BA), disse que poder participar novamente do JUBs é uma realização. “O JUBs realmente é o sonho de todo atleta universitário. No meu estado a gente treina todos os anos para poder estar aqui e, principalmente, depois desse período de pandemia que passamos, praticamente dois anos sem praticar esporte. Estar aqui é o ápice para qualquer atleta”, afirmou.

Retomada do turismo

O JUBs trouxe a oportunidade de movimentar o turismo e a economia na capital do país. A expectativa da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal é que sejam gerados mais de 500 trabalhos temporários, contratação de 33 mil hospedagens, locação de quase 200 veículos, 65 mil refeições oferecidas, entre outros tipos de serviços de infraestrutura e hospitalidade.

“O JUBs é um e evento de grandes proporções que movimenta toda a cadeia turística. Desde o aeroporto com a chegada dos atletas, aos hotéis, aplicativos de mobilidade, táxis, bares, restaurantes porque a gente tem uma gama de 4,5 mil participantes já confirmados no evento. O evento tem nove dias, então eles consomem todos os produtos que a cidade tem a oferecer”, disse o gerente de logística de Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Paulo Souza.

Assista aos jogos através da página no Youtube da CBDU

Com informações da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás